Cuidado com as Unhas: veja dicas para tratar cutícula inflamada
Muitas vezes, as lesões menores são as que mais doem, como a cutícula inflamada, que pode começar com pouca inflamação e acabar se tornando um problema mais sério se não for tratada corretamente. Portanto, preste atenção às dicas para tratar a cutícula inflamada, seja nas unhas dos pés ou unhas das mãos.
Qualquer inflamação no corpo deve ser tratada adequadamente para que não se intensifique. Se negligenciado, o corte leva à inflamação, que pode ser a porta de entrada para fungos e bactérias que infectarão a região, causando dores mais fortes, inchaço e até febre.
Se estiver na mão, o que você usa o tempo todo, tenha cuidado com as atividades que faz, evitando sujar as mãos. Por exemplo, não toque no solo, evite limpeza intensa e toque em qualquer fluido que possa estar contaminado, como água não tratada. Se estiver no pé, mantenha-o bem limpo, evitando usar sapatos abertos quando estiver na rua.
Em geral, as feridas cicatrizam melhor quando são ventiladas, ou seja, sem curativo. Porém, o papel do curativo é proteger a região afetada, mantendo-a afastada de microorganismos encontrados no ambiente. Portanto, se precisar realizar alguma atividade que implique perigo em que possa atingir a cutícula já danificada , coloque um curativo feito com gaze e fita microporosa para cobrir a ferida sem apertá-la . Se o curativo molhar, troque por um novo e sempre mantenha-o limpo.
Se o inchaço for no pé, tente manter a área bem ventilada quando estiver em casa. Use chinelos para evitar que o sapato fechado faça com que a área inche ainda mais. Outra desvantagem do sapato fechado é que ele deixa os pés úmidos e quentes, o que é um convite aos fungos. Por isso, em casa, use chinelos e esteja sempre atento para onde vai pisar.
Como forma de tratamento, tanto para o pé quanto para a mão, se a inflamação for leve, mergulhe a unha inflamada em água morna por 15 minutos 4 vezes ao dia.
Os medicamentos para o seu tratamento devem ser usados com receita médica. São indicados para casos de inflamação moderada ou grave, quando há muita vermelhidão, inchaço, dor e pus. O médico avaliará a causa e a condição da cutícula para descobrir se ela pode estar infectada e, então, determinará o tipo de medicamento a ser prescrito.
As causas mais comuns de uma cutícula inflamada são os “filés” que se puxam ao fazer uma manicura ou pedicura, também quando tem o hábito de roer as unhas ou ao cortar com tesoura de papel ou faca. Em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, mesmo um pequeno corte pode demorar para cicatrizar. Por isso, o cuidado em manter a região limpa e seca é fundamental para evitar a contaminação e um problema preocupante.
De acordo com as principais causas, as melhores maneiras de prevenir uma cutícula inflamada são: