CPF

Criminosos usam CPF para criar “celular dublê”; veja se está entre as vítimas

Publicado por
Rodrigo Peronti

Criminosos usam CPF para criar “celular dublê”; veja se está entre as vítimas | Golpistas têm adotado uma tática perigosa, a compra de linhas pré-pagas de celular, para a prática de crimes utilizando informações clonadas, como o CPF das vítimas. Em resposta a essa ameaça, cinco operadoras (Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo) se uniram para oferecer o serviço “Cadastro Pré-pago”.

Esse recurso permite que os consumidores verifiquem a existência de contas pré-pagas não autorizadas em seus nomes. Ou seja, você pode saber se seu CPF foi apropriado por algum criminoso.

Criminosos usam CPF para criar “celular dublê”; veja se está entre as vítimas

Vale destacar que os dados disponíveis na plataforma são atualizados a cada 30 dias pelas operadoras.

Conforme ressaltado por Cláudia Silvano, diretora do Procon do Paraná, ao portal G1, as operadoras que não realizarem o cancelamento das linhas fraudulentas podem ser sujeitas a penalidades.

“Havendo abertura de processo administrativo, as empresas que não efetuarem o cancelamento estarão sujeitas a multas que variam de R$ 900 a R$ 12 milhões”, afirmou.

Além disso, para evitar cair em golpes, José Bicalho, diretor de regulação e autorregulação da Conexis, oferece as seguintes dicas aos consumidores:

Evite acessar links enviados por mensagem de texto, especialmente se provenientes de contatos desconhecidos.

Tenha cuidado ao abrir e-mails com anexos ou links de origem desconhecida.

Preste atenção ao instalar aplicativos em dispositivos móveis ou softwares em computadores. A prevenção é fundamental para proteger suas informações pessoais.

Para realizar a verificação, siga os passos abaixo:

  • Acesse a plataforma: https://cadastropre.com.br/.
  • Na seção “Consulta”, insira o número do seu CPF e clique em “consultar”.
  • Se uma linha pré-paga estiver ativa em alguma das operadoras associadas ao CPF consultado, o resultado mostrará a lista das empresas correspondentes.
  • Se não houver nenhuma linha pré-paga ativa em qualquer operadora, você verá a mensagem “O CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras Participantes”.

Caso seja identificada alguma linha desconhecida, a orientação é entrar em contato com a operadora indicada no resultado da busca e solicitar o cancelamento imediato da linha.

O que fazer se seu CPF foi utilizado? Entre em contato

Aqui estão os contatos das operadoras:

  • Algar: 1055
  • Claro: 1052
  • Sercomtel: 1051
  • TIM: 1056
  • Vivo: 1058