Jack Dorsey deixou o Twitter em 2021 e está trabalhando em uma nova rede social que busca atrair usuários do Twitter recém adquirido por Elon Musk.
Jack Dorsey é um dos cofundadores do Twitter, porém, o renomado desenvolvedor decidiu deixar a empresa em novembro de 2021 para focar seus esforços no desenvolvimento de uma nova rede social, que já está em versão beta e se tornaria a concorrência do popular serviço de microblog que acaba de ser adquirido pelo bilionário Elon Musk.
Criador do Twitter desenvolve nova rede social
Esse é o Bluesky Social que, segundo Jack Dorsey, traz um conceito diferente para os aplicativos existentes no mercado hoje e também foca em cuidar dos dados do usuário.
“Chamamos o aplicativo que estamos construindo de Bluesky porque será um portal para o mundo de possibilidades através do protocolo AT (Transferência Autenticada)”, disse Dorsey em comunicado ao The Verge. Também sustenta que sua plataforma permitirá uma rede social federada e gerida por vários sites, em um só lugar.
O objetivo do aplicativo é que as pessoas possam transitar entre diferentes plataformas, limitar o conteúdo que desejam compartilhar e também aquele que desejam consumir. Além disso, deseja-se que os perfis não sejam de propriedade de nenhuma organização, pois buscam uma rede social de código aberto e descentralizada.
No momento, não há detalhes conhecidos do funcionamento deste projeto que chegará em breve ao mercado de aplicativos e que já conta com 30.000 usuários em sua versão beta. Da mesma forma, o principal objetivo desta nova plataforma é atrair internautas que disseram que deixarão o Twitter porque não concordam com a aquisição pelo bilionário Elon Musk.