Receitas

Creme com merengue: uma receita fácil de sobremesa deliciosa

Publicado por
Evelin Leone

O creme com merengue é uma sobremesa clássica e tradicional que todos gostam muito. Este doce é feito com leite, gemas de ovos, açúcar e essências como baunilha ou limão. Mas, de acordo com a tradição de cada região, costuma incorporar outros ingredientes como queijo, biscoitos, canela, caramelo ou chocolate.

Embora não se saiba a origem exata do creme, diz-se que nasceu na cozinha dos conventos europeus. A textura suave do creme e o sabor doce do merengue são uma combinação imbatível, daí sua popularidade e versatilidade. Além disso, é uma sobremesa muito nutritiva, pois, por conter ovos e leite, fornece gorduras e proteínas animais.

Ingredientes:

Para o creme:

100 gramas de açúcar (½ xícara)
40 gramas de amido de milho
1 rama de canela
1 saqueta de canela em pó
5 gemas

Para o merengue:

100 gramas de clara de ovo
200 gramas de açúcar branco
100 mililitros de agua

Preparação do creme de merengue:

Separe as claras e as gemas e reserve. Para fazer o creme, ferva um litro de leite em uma panela. Enquanto isso, coloque as gemas, o açúcar e o amido de milho em uma tigela. Bata energicamente e sem parar com a ajuda de varetas ou batedeira.

Quando a mistura estiver espumosa, adicione o leite, pouco a pouco, quando começar a ferver. Se desejar, você pode adicionar um pau de canela e essência de baunilha à mistura. Despeje a mistura em uma panela, aqueça em fogo médio até engrossar. Certifique-se de mexer constantemente.

Evite que a mistura ferva para não formar grumos e retire o pau de canela quando estiver pronto. Reserve o creme e prossiga para preparar o merengue. Para fazer isso, bata as claras em neve até ficarem firmes. Quando começar a espumar, adicione um pouco de sal para aumentar mais rápido.

Quando a espuma subir e começar a clarear, adicione um pouco de ácido (algumas gotas de limão ou vinagre), para que as claras mantenham o tamanho quando você parar de bater. A textura ideal é aquela em que os picos do merengue permanecem, mas as pontas são dobradas.

Em seguida, coloque a água sem mistura e o açúcar em uma panela para fazer a calda. Cozinhe em fogo baixo e mexa constantemente para evitar que caramelize. Quando você perceber que a mistura começa a formar pequenas bolhas e está grossa, significa que a calda está pronta, você pode retirá-la do fogo.

Adicione a calda, aos poucos, às claras até ficarem firmes. Bata constantemente até esfriar. Quando obtiver uma consistência lisa e brilhante, o merengue está pronto. Sirva o creme em alguns copos de sobremesa, adicione o merengue com a ajuda de um saco de confeitar e, se desejar, decore com um pouco de canela.