Receitas

Couve de bruxelas com molho carbonara: uma receita fácil e deliciosa

Publicado por
Evelin Leone

Se quiser preparar uma requintada receita de vegetais, não perca estas couves de Bruxelas com molho carbonara, uma delícia super fácil. Couves de Bruxelas são vegetais realmente deliciosos, embora às vezes não sejam valorizados o suficiente.

Da família do repolho (brócolis, couve-flor, repolho, couve, etc.), as couves de Bruxelas são uma iguaria onde quer que você olhe.  E se forem preparados com um dos molhos mais emblemáticos da cozinha italiana, bem, não há mais o que dizer, porque as couves de Bruxelas com molho carbonara farão as delícias de todos e certamente se tornarão um prato repetido.

Há quem diga que a receita deve seu nome ao prato típico que os trabalhadores que faziam o carvão comiam, chamado carbonari em italiano. No nosso país, faz-se uma variação deste molho substituindo os ovos por natas, e é assim que se prepara esta receita.

Ingredientes:

  • 500 g de couve de bruxelas
  • 150 ml de nata
  • 1 xícara de queijo parmesão ou pecorino romano, ou uma mistura de ambos
  • 200 g de toucinho
  • Um punhado de salsa fresca picada
  • Pimenta preta moída na hora, a gosto
  • Sal

Como preparar couve de bruxelas com molho carbonara:

Lave e corte as couves de Bruxelas em duas. Corte o bacon finamente em pedaços pequenos. Lave e pique a salsa muito finamente. Em uma frigideira grande, adicione um pouco de azeite e frite a pancetta até ficar crocante. Pré- aqueça o forno a 180°C.

Adicione as couves de Bruxelas e refogue até ficar verde brilhante e ligeiramente macio. Em seguida, adicione o creme de leite e mexa bem, adicione a salsa. Retifique o ponto de sal final, despeje tudo em uma forma de torta ou molde e polvilhe com o queijo e pimenta moída na hora.

Asse por 5 minutos ou até que a superfície esteja gratinada, retire e sirva imediatamente. Prepare estas deliciosas couves de Bruxelas com molho carbonara e você vai se surpreender com o resultado, e até os mais pequenos vão pedir mais.

A propósito, você também pode adicionar algumas massas, como espaguete ou outro tipo que seus filhos gostem, para atraí-los para o mundo dos vegetais, e principalmente das couves de Bruxelas. Mesmo sem massa, o prato pode ser um jantar perfeito e completo sozinho.