Se você gosta de ficar a par das novidades do mundo dos cosméticos, hoje vai conhecer um pouco sobre a Raw cosmetics ou cosméticos crus.
Estamos na era dos cosméticos. Sem dúvida, nunca antes na história este setor experimentou um boom tão grande. Em torno desse crescimento, novas tendências se sobrepõem ou se sucedem. Cosméticos coreanos (ou K-Cosmetic), Cosmeceuticals (a união entre cosméticos e indústria farmacêutica), cosméticos gêmeos (ou Nutricosmetics) e agora também cosméticos crus.
Seguindo os princípios da alimentação real e da alimentação crua, intimamente ligada à alimentação vegana, esta nova tendência de produtos cosméticos sugere respeito pelo meio ambiente, minimalismo e, como o próprio nome indica, um elevado grau de pureza e baixo teor de ingredientes em processamento.
Os cosméticos crus levam em consideração o baixo grau de processamento e manipulação dos ingredientes. O princípio é que quanto mais genuíno e puro for o produto, melhor. Os cosméticos crus geralmente contêm uma alta porcentagem de ingredientes naturais, a maioria dos quais não foi submetida a altas temperaturas.
Esse fato é muito evidente no caso dos óleos do padrão cosméticos crus, que geralmente são prensados a frio e de primeira prensagem, ao contrário de outros óleos usados em cosméticos convencionais, que geralmente são extraídos com o auxílio de solventes.
Por esse motivo, cosméticos crus costumam ser sinônimo de qualidade e oferecem produtos naturais que costumam ser compatíveis com quase todos os tipos de pele. Os resultados na pele e nos cabelos costumam ser visíveis após algumas semanas.
O minimalismo é outro dos valores promovidos por este tipo de cosmética. A cultura do ” menos é mais ” se espalhou para muitas áreas da vida e tenta mostrar que os melhores resultados geralmente são alcançados aplicando menos coisas.
Muitas vezes, tendemos a pensar que, por usar mais produtos ou porque um produto tem uma variedade maior de ingredientes, ele será mais eficaz. A Raw cosmetics vem dizer que quanto menos melhor. Por isso, o INCI de cosméticos crus costuma ser muito rigoroso, apresentando formulações simples com pouquíssimo sortimento de ingredientes, mas todos de excelente qualidade. Por esse motivo, costumam ser mais caros que os produtos convencionais.
Como mencionamos, os ingredientes dos cosméticos crus geralmente são muito pouco ou nada processados. No caso dos óleos mencionados, a prensagem a frio é o método que garante que suas propriedades sejam preservadas ao máximo. O mesmo acontece com outros ingredientes, que, no processo de fabricação, procuram diminuir o uso do calor que tende a destruir muitas vitaminas termolábeis.
A questão da conservação desse tipo de cosmético costuma ser o único inconveniente, já que são produtos que, devido ao seu baixo nível de processamento e ao uso de conservantes muito suaves, ou, em muitos casos, nenhum conservante, requer mais cuidado na conservação. Por isso, tem que ser consumido o mais rápido possível e isso faz com que as lojas não possam ter muito estoque.
Se você optar por cosméticos crus, é preferível que compre seus produtos em pequenas quantidades e que tenha um cuidado especial para conservá-los adequadamente, principalmente após a abertura. Tente manuseá-los sempre com as mãos o mais limpas e desinfetadas possível e mantenha-os longe de fontes de calor e luz.
O fato de não conter ingredientes químicos agressivos, como fragrâncias ou conservantes, torna os cosméticos crus adequados para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis e reativas. Precisamente, algumas pessoas que sofrem de Sensibilidade Química Múltipla (MCS), uma doença que causa uma reação intolerante a qualquer tipo de produto químico, podem usar cosméticos crus.
Por ser um cosmético que prioriza ingredientes naturais em detrimento dos sintéticos, é muito mais sustentável e menos poluente que os cosméticos convencionais, pois são formulações biodegradáveis, que não deixam resíduos tóxicos ao meio ambiente. Lembremos que muitos ingredientes amplamente utilizados pelas grandes marcas da indústria cosmética estão sendo suspeitos de serem desreguladores endócrinos, e de causarem grandes estragos nos mares e oceanos.
ATENÇÃO! Agora que você já sabe informações importantes sobre os cosméticos crus, antes de usar consulte seu dermatologista e peça mais informações.