Após a crise econômica que está se instalando no país devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o governo federal tem elaborado ações e medidas para conter os impactos econômicos. Nesta última quarta-feira (18/3), o ministro da Economia, Paulo Guedes anunciou que para proteger os trabalhadores informais, o governo distribuirá vouchers (cupons) pelo período de três meses.
Ainda segundo o ministro, a medida consumirá R% 15 bilhões – R$ 5 bilhões por mês e terá como objetivo, amparar as camadas mais vulneráveis à crise econômica pela pandemia de coronavírus.
O benefício terá valor equivalente ao do programa social Bolsa Família e começará a ser distribuído nas próximas semanas. Os vouchers poderão ser retirados por pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento administrado pelo Ministério da Cidadania que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Mas para ter direito, o beneficiário não deve receber nenhum benefício social, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS.