Dicas de Casa

Consequências de não aspirar debaixo dos móveis com frequência

Publicado por
Evelin Leone

Quantas vezes por semana você aspira? A resposta provavelmente é ‘algumas vezes’ ou mesmo ‘diariamente’. Agora, a próxima pergunta: Quantas vezes você limpa embaixo do sofá ou do carpete? Se as respostas não forem iguais à primeira pergunta, infelizmente, você está cometendo um erro grave na hora de limpar sua casa.

Embora a população espanhola seja uma das que mais cuida de tudo o que diz respeito à limpeza e manutenção da casa, não escapa de esquecer – ou ignorar – a limpeza desta área, seja por cansaço, falta de tempo ou simples sobrecarga.

Consequências de não aspirar debaixo dos móveis com frequência – Foto: Canva

Se você também fecha os olhos, preste atenção aos motivos pelos quais você deve aspirar embaixo dos móveis e das camas com mais frequência. Não vou negar, eu também deixo essa tarefa escapar às vezes!

Consequências de não aspirar debaixo dos móveis com frequência:

Aspirar é uma tarefa um tanto tediosa e repetitiva, porém, é extremamente essencial para coletar poeira e partículas de sujeira espalhadas pelo chão, carpetes e até estofados de poltronas e sofás. Se você é daqueles que aspira apenas superficialmente, saiba que esse gesto pode gerar complicações de saúde e prejudicar você e quem convive com você. Estas são as razões:

  1. Ocorrência de alergias e asma:

Depois de algumas semanas sem aspirar essas áreas (incluindo tapetes e carpetes), surgirão desconfortos ‘inexplicáveis’ na garganta, congestão nasal – sem gripe. Então, se você é alérgico ou sofre constantemente de crises de asma, acredite, essas condições irão piorar devido ao acúmulo de partículas de poeira.

  1. Aspirar pouco causa problemas de pele:

A sua pele é suscetível? Você sofre de eczema ou erupções cutâneas? Então você deve aspirar pelo menos duas vezes por semana. Caso contrário, o desconforto, vermelhidão, irritação e descamação da pele podem ser agravados pela presença de substâncias irritantes, alergênicos (como ácaros) que vivem à sua volta.

  1. A vida útil dos seus móveis é encurtada:

Se você não sofre de alergias e não tem problemas de pele, pelo menos pense na aparência do seu tapete, carpete, sofá, poltronas, nas pernas da sua cama ou nas cadeiras da sala de jantar! O excesso de poeira e teias de aranha fará com que o material pareça desgastado, velho e desgastado. Especialmente se o material for de madeira ou de tom claro.

Neeta Ogden, especialista em alergia, asma e imunologia pediátrica e adulta, recomenda ter móveis que possam ser facilmente movidos ou removidos para que qualquer pessoa possa limpar embaixo e ao redor deles. Da mesma forma, é aconselhável ter camas altas ou espaço suficiente na parte inferior para acomodar a vassoura ou o aspirador.

Por outro lado, lembre-se que é fundamental ventilar diariamente a casa e se ainda não adquiriu um aspirador ou pretende substituir o seu. O melhor é investir num modelo que possua filtro HEPA, pois são capazes de reter até 99,9% das partículas transportadas pelo ar (incluindo ácaros, pólen, mofo e bactérias).