Dicas de Casa

Conheça os perigos de colocar arroz cozido na geladeira

Publicado por
Jerffeson Brandao

Sem dúvida, o arroz é um complemento básico para quase todos os ensopados consumidos diariamente em muitos lares.

Não é surpreendente que as sobras sejam colocadas em tupperware e guardadas na geladeira. No entanto, antes de fazer isso, é importante estar ciente dos perigos de armazenar o arroz na geladeira.

Conheça os perigos de colocar arroz cozido na geladeira

Conheça os perigos de colocar arroz cozido na geladeira

Antes de guardar o arroz na geladeira, lembre-se de que isso pode ser prejudicial à saúde, principalmente se você não tiver cuidado com o tempo de armazenamento ou a forma como o arroz é cozido. Além disso, saiba quais são os queijos que você não deve guardar na geladeira.

Embora se fale muito em conservação de alimentos, existem práticas específicas para evitar possíveis riscos. No caso do arroz, apesar de seu delicioso sabor, quando reaquecido, pode se tornar uma fonte de bactérias e intoxicações. Uma das bactérias que podem contaminar esse alimento é a toxina do Bacillus cereus.

O que é a bactéria ‘Bacillus cereus’?

Segundo especialistas em alimentos, o arroz é um alimento cozido que pode desenvolver a bactéria Bacillus cereus. Essa bactéria pode produzir uma série de esporos resistentes ao cozimento, permitindo que se proliferem. Vale ressaltar que temperaturas acima de 15-20°C facilitam a reprodução desses microorganismos. Além disso, saiba por que você não deve guardar vegetais em sacos plásticos na geladeira.

Para evitar essa contaminação, a Organização de Consumidores e Usuários (OCU) recomenda a refrigeração imediata do arroz cozido. Também é fundamental não deixar o arroz em temperatura ambiente por mais de duas horas, principalmente no verão. Finalmente, o arroz pode ser armazenado na geladeira por três a quatro dias no máximo antes de começar a desenvolver as bactérias mencionadas.

Aprenda a cozinhar o arroz perfeitamente

Para proteger adequadamente o arroz, é preciso cozinhar corretamente. Considere os seguintes aspectos:

  1. Escolha o arroz adequado de acordo com o tipo de prato que você deseja preparar.
  2. Para um arroz perfeito, é preciso considerar o tempo de cozimento, ou o resultado será diferente.
  3. Há um mito sobre se o arroz deve ser lavado. Os especialistas afirmam que não deve ser enxaguado, pois o arroz absorverá água, tornando difícil removê-la.
  4. É importante saber quando adicionar água e quando adicionar caldo. Para um arroz redondo, adicione três xícaras de água ou líquido para cada xícara de arroz. Para arroz com caldo, adicione o caldo ao molho e, em seguida, ao arroz quente.
  5. Não mexa o arroz para evitar que grude.
  6. Deixe a água ferver em fogo alto. Quando o arroz for adicionado, espere que ferva novamente e abaixe o fogo para o mínimo.
  7. Por fim, use um utensílio de alumínio fundido indeformável para distribuir uniformemente o calor durante o cozimento do arroz.