O melhor remédio é a prevenção. Mas, no caso da acne, nem sempre isso é possível. Aqui estão algumas dicas para remediar o aparecimento de espinhas e eliminar manchas na pele, mesmo as mais graves.
As cicatrizes de acne são o pesadelo de toda garota. A internet está cheia de pesquisas focando nas três palavras-chave “cicatrizes, acne, remédios”. Felizmente, essa marca estética pode ser prevenida e até tratada. Você só precisa conhecer as estratégias certas.
As espinhas deixam manchas pretas desagradáveis na pele. Por esta razão, o primeiro remédio deve ser evitar a acne. O que é mais fácil falar do que fazer. Porém, existem algumas formas de prevenir esse problema de pele e suas consequências.
Por exemplo, lave o rosto com um limpador de qualidade contendo ácido salicílico ou glicólico. Esses ingredientes dissolvem a mistura de sebo e células mortas da pele que obstruem os poros, ajudam a remover a sujeira e a maquiagem e a ter uma pele mais saudável.
É claro que esta solução não evita o aparecimento de espinhas. Mesmo usando o melhor limpador do mercado, você pode acabar com uma espinha no rosto. Nestes casos é proibido apertá-la, para evitar inflamações, interromper o processo de cicatrização e aumentar a probabilidade de cicatrizes. Em vez disso, é melhor usar um tratamento para manchas ou adesivos para acne para ajudar a curar as manchas.
E se a pele estiver manchada agora? Neste caso, você precisa contar com produtos eficazes. Os principais ingredientes são retinol e retinaldeído, que aceleram a renovação celular. A tretinoína prescrita, assim como o retinol e o adapaleno vendidos sem receita, são ótimas opções quando se trata de incorporar retinoides em uma rotina de cuidados com a pele. Esses ingredientes não apenas atacam as cicatrizes existentes, mas também ajudam a prevenir a formação de novas.
Além dos retinoides, os alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico e o ácido láctico, também são uma solução eficaz, que esfoliam suavemente a superfície da pele, removem as células mortas e promovem a renovação celular. Isso reduz o aparecimento de cicatrizes e hiperpigmentação. A pele ficará mais fresca e clara.
Para quem já experimentou todos, muitas vezes só falta recorrer a tratamentos profissionais. Considere o microagulhamento, que é eficaz para acne mais persistente. Este tratamento cria microdanos controlados para estimular a produção de colágeno e melhorar a textura da pele. Para cicatrizes mais profundas, você pode consultar um cirurgião plástico para avaliar a opção de laser.
Esta terapia usa feixes de luz focados para atingir áreas específicas de cicatrizes. Os tratamentos com laser fracionado, como o laser fracionado de CO2 ou o laser de érbio, atuam causando microlesões na pele, estimulando-a a produzir colágeno para melhorar a aparência das cicatrizes. A terapia com luz intensa pulsada pode atingir cicatrizes pigmentadas, reduzindo a vermelhidão e a descoloração.
Esses tratamentos também são válidos em casos de cicatrizes profundas de acne. Mas lembre-se: certifique-se de incorporar protetor solar em sua rotina diária de cuidados com a pele. Na verdade, a exposição aos raios UV pode piorar o aparecimento de cicatrizes de acne e dificultar o processo de cicatrização.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa na pele, faça um teste de alergia e busque orientações com seu dermatologista.