Conheça o minoxidil: a substância para cabelos e barba que vem causando sensação. Leia até o final e saiba tudo sobre este componente.
A queda de cabelo são uma preocupação muito comum tanto para mulheres quanto para homens, para os quais, em alguns casos, a ausência de pelos faciais ou barbas também preocupa. Muitos especialistas recomendam minoxidil para combater esses problemas, mas antes de correr para comprá-lo, contamos tudo o que você precisa saber antes de usar minoxidil.
O que é Minoxidil?
É um medicamento anti-hipertensivo que foi inicialmente utilizado para combater problemas de pressão arterial. Com o tempo descobriu-se que não era muito eficaz para esse fim, porém tinha um efeito colateral que os cientistas acharam muito interessante: o fortalecimento do cabelo e a estimulação do crescimento de novos cabelos, graças ao seu efeito vasodilatador.
A partir daí, o minoxidil começou a ser desenvolvido como medicamento contra a alopecia, e tem se mostrado tão eficaz que hoje é um dos tratamentos mais populares. Na verdade, é tão popular que você pode encontrá-lo em quase todas as farmácias. Mas seu uso não deve ser tomado de ânimo leve, lembre-se que é um medicamento e você só deve usar se o seu médico ou dermatologista recomendar.
Para que serve
Embora seja um remédio eficaz contra a queda de cabelo, é importante mencionar que sua principal função é manter e fortalecer o cabelo, não recuperá-lo. Para este último, existe apenas uma solução: transplante de cabelo. Portanto, é aconselhável usar minoxidil quando a alopecia está em estágio inicial.
Quanto tempo dura o tratamento?
Depois de iniciar o Minoxidil, você começará a notar mudanças após 5-6 meses, desde que siga as orientações do seu médico. É possível que, na primeira fase, você comece a sofrer de queda de cabelo intensa, mas não se preocupe ou interrompa o tratamento, pois essa queda parcial faz parte do processo.
Ele considera que o tratamento deve ser contínuo. Se você parar, levará de 3 a 4 meses para voltar ao estado em que começou. É por isso que é importante que, se você decidir usar minoxidil, permaneça consistente com seu tratamento.
Efeitos secundários
O Minoxidil, em alguns casos, pode apresentar os seguintes efeitos colaterais :
- Dor de cabeça, como consequência da vasodilatação.
- Em alguns casos, podem aparecer pelos em áreas como costeletas, queixo e braços. É por isso que também é usado como tratamento para o crescimento da barba.
- Problemas cardiovasculares raros.
- Na aplicação tópica pode ocorrer irritação ou dermatite.
Se tiver algum destes sintomas consulte o seu médico. Lembre-se de que tomar mais minoxidil do que o recomendado não fará o cabelo crescer mais rápido, mas aumentará o risco de efeitos colaterais.
Como se utiliza?
Existem duas vias de aplicação: tópica, ou seja, diretamente no couro cabeludo, ou ingerida na forma de comprimidos.
Na forma tópica, o Minoxidil 5% deve ser usado duas vezes ao dia. Espalhe a quantidade indicada pelo seu médico na área afetada e espalhe o produto com os dedos. Lembre-se de não lavar o cabelo até pelo menos 4 horas após a aplicação, e melhor evitar o secador. Lave bem as mãos após aplicá-lo.
Dose Ingerida: A dose para via oral vai depender de muitos fatores, por isso é uma dose personalizada que deve ser indicada por um profissional.