Conheça o método do copo de água para descongelar alimentos com segurança em 2 minutos
Todo mundo sabe que a melhor forma de descongelar os alimentos é transferindo-os do congelador para parte de baixo da geladeira. Assim que já estiverem na de refrigeração da geladeira, você deve esperar cerca de 12 horas e assim estarão prontos. Porém, o problema é que nem sempre temos esse tempo pra esperar, e a única opção é usar o micro-ondas para descongelar os alimentos.
Para isso, existe o método do copo d’água que talvez você nem conheça, pois funciona perfeitamente na hora de descongelar alimentos no micro-ondas acelerando o processo. Essa é uma alternativa muito mais recomendada do que apostar em descongelar os alimentos em temperatura ambiente.
Deve-se levar em conta que descongelar alimentos em temperatura ambiente é muito perigoso. Pois as bactérias presentes nos alimentos e que ficaram inativas durante o congelamento se multiplicarão, o que aumentará o risco de intoxicação alimentar.
VIU ESSA? 10 coisas incríveis que dá para fazer com AMACIANTE e você nem imagina
Como descongelar comida no micro-ondas com o método do copo d’água
Graças ao método do copo d’água é possível descongelar alimentos de forma simples no micro-ondas. As moléculas de água em um alimento congelado, que está no estado sólido, reagem de maneira muito diferente às ondas de micro-ondas do que em alimentos que não foram descongelados.
Passo 1: Para iniciarmos o método rápido e descongelar seu alimento, basta usar a função de descongelamento do microondas. A isto devemos acrescentar a importância de colocar os alimentos num recipiente com tampa e assim reter o máximo de vapor de água possível.
LEIA TAMBÉM: Nunca mais beba cerveja assim: você não imagina o que acontece
Passo 2: Da mesma forma, também é aconselhável adicionar um pouco de água ou óleo ao alimento em questão para que, assim, se consiga um descongelamento uniforme. O método do copo d’água consiste no seguinte: coloque um copo d’água próximo ao recipiente com os alimentos que queremos descongelar no microondas.
Passo 3: Seguindo esse procedimento, o que se consegue é que a grande maioria das ondas de micro-ondas atue na água do copo, que está em estado líquido. Assim, o alimento receberá ondas suaves e mais homogêneas; e assim evitará que algumas partes queimem.
Muito importante: Além do mencionado, deve-se levar em consideração que atenção especial deve ser dada aos horários. A melhor coisa a fazer ao descongelar alimentos no micro-ondas é realizar o processo em incrementos de dois em dois minutos. Ele deve ser parado, removido e colocado novamente em operação por mais dois minutos.
3 erros frequentes ao congelar e descongelar alimentos
Depois de saber como descongelar alimentos no micro-ondas com o truque do copo d’água, é hora de relembrar alguns dos erros mais comuns na hora de congelar e descongelar alimentos. Alguns deles são os seguintes:
1- Leva tempo para congelar alimentos e leva anos para descongelá-los: o ideal é congelar os alimentos no mesmo dia da compra, pois quanto mais frescos, melhor para manter sua qualidade. Dependendo dos alimentos e do tipo de freezer, o tempo de congelamento pode ser maior ou menor. Um conselho geral é consumir primeiro o que você congelou antes.
2- Descongelar alimentos à temperatura ambiente: Um erro comum é retirar os alimentos do congelador e esperar que descongelem sozinhos na bancada da cozinha à temperatura ambiente. Não faça mais isso.
3- Alimentos descongelados não devem ser recongelados: outro ponto a ter em mente é que os alimentos descongelados não devem ser recongelados, a menos que tenham sido cozidos antes de recongelá-los. Em caso de dúvida, será sempre melhor não congelar novamente, pois as bactérias se proliferam rapidamente e a salubridade do produto não pode ser garantida.
4- Não coloque alimentos quentes no congelador: outra dica a ter em conta é que, depois de cozinhar um prato que pretende congelar para comer vários dias depois, não o coloque no congelador enquanto ainda estiver quente. Pois pode estragar o aparelho de alimentos, ao enfrentar uma mudança de temperatura muito alta.