Um dos problemas mais comuns que afetam os cabelos é a oleosidade, que em muitos casos causa diversos problemas nos cabelos e no couro cabeludo. Felizmente, existe um remédio natural que ajuda a combater os cabelos oleosos.
Trata-se do azeite, um produto que possui diversas propriedades benéficas para o organismo. Além disso, ele auxilia no cuidado dos cabelos, conferindo-lhes maciez e brilho. Portanto, aqui você aprenderá como usá-lo e aproveitá-lo para proteger os cabelos dos danos causados pela exposição solar e para evitar a oleosidade.
A maneira correta de aplicar o azeite como leave-in é colocar um pouco na palma da mão e espalhar bem. Em seguida, aplique nas pontas dos cabelos, evitando a raiz. Para evitar que os cabelos fiquem oleosos, não exagere na quantidade de produto, algumas gotas são o suficiente.
Você também pode fazer um tratamento detox para o couro cabeludo, que consiste em lavá-lo com um xampu de carvão ativado, uma máscara descongestionante que o aliviará e o limpará completamente, varrendo toda aquela gordura. Se quisermos uma solução natural para combater a oleosidade, o cabeleireiro recomenda diluir um pouco de suco de limão ou aloe vera em água e enxaguar.
Especialistas indicam que o cabelo oleoso pode ocorrer por diversos motivos. O sebo, que é naturalmente produzido pelo couro cabeludo, tem a finalidade de preservar a saúde dos cabelos e protegê-los de fatores externos, além de ajudar a manter a hidratação. Com o tempo, o acúmulo desse sebo pode resultar em uma aparência pegajosa. Abaixo estão alguns fatores que influenciam diretamente na oleosidade capilar:
Mudança climática: As variações na temperatura e no clima podem provocar uma reação no corpo, aumentando a produção de sebo. Esse excesso de sebo ajuda a manter o corpo saudável diante de diferentes condições climáticas.
Uso de shampoo inadequado: Um shampoo hidratante pode não ser a melhor opção para quem tem cabelos oleosos. Opte por um shampoo especial que remova sujeira, óleos e resíduos de outros produtos. Recomenda-se o uso de um shampoo purificante para eliminar o excesso de oleosidade produzida pelo couro cabeludo, além de remover resíduos de outros produtos e impurezas.
Excesso de hormônios: Eventos como gravidez, parto, puberdade e menopausa podem causar mudanças nos níveis hormonais, o que pode influenciar diretamente a produção de sebo pelo couro cabeludo.
Frequência de lavagem: Lavar o cabelo todos os dias pode piorar o quadro, pois remove a oleosidade natural dos cabelos, estimulando assim sua produção excessiva. O ideal é lavar os cabelos duas ou três vezes por semana, às vezes substituindo a lavagem por um enxágue com água. Certifique-se de aplicar condicionador apenas nas pontas para evitar que as raízes fiquem pesadas.
Uso excessivo de produtos à base de petróleo: Produtos como óleo capilar, usados para recuperar as pontas secas, não devem ser aplicados na raiz do cabelo. Caso contrário, isso pode deixar os cabelos oleosos.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa no cabelo, faça um teste de alergia e busque orientações com seu cabelereiro de confiança e consulte seu dermatologista.