Conheça as vantagens do novo RG e como trocar sua carteira de identidade. O novo RG está chegando para facilitar a vida dos brasileiros, além de trazer mais segurança e comodidade.
Sendo assim, neste artigo vamos apresentar algumas das vantagens de utilizar o novo documento.
A nova carteira de identidade é chamada de RG digital e, de acordo com o modelo revelado pelo Governo Federal, terá um número único com validade em todo o país e um código QR para autenticação
Quem possuir a identidade em formato digital poderá checar a sua autenticidade em tempo real usando o código QR, por exemplo.
Sem contar com a possibilidade de incluir diversos dados de outros documentos em um só, como:
Um ponto negativo da carteira de identidade antiga, é que nesse formato é possível emitir um documento em cada estado, com uma numeração diferente. Ou seja, é possível ter mais de 20 documentos de identidade diferentes no Brasil.
Isso, de certa forma, facilitava a vida dos golpistas, que podiam obter documentos diferentes para cometer fraudes. O que não será mas possível com a implementação do novo RG.
A ideia é que o novo documento sirva até em viagens, já que contará com o mesmo padrão internacional usado na emissão de passaportes.
Dentre as suas principais vantagens, estão: ter a identidade no celular e dados de diversos documentos no mesmo lugar; em caso de perda ou roubo, também é possível acessar a identidade no gov.br pela internet.
Para a população com até 60 anos, o RG atual segue valendo pelos próximos dez anos, ou seja, até 2032.
A partir daí, o novo RG será exigido como documento obrigatório. Para os cidadãos acima de 60 anos, o documento antigo ainda será válido por prazo indeterminado.
A emissão já está em vigor desde março. Cabe às secretarias de Segurança Pública dos estados e DF serem responsáveis pela disponibilização do documento.
Por ora, os interessados precisam se dirigir aos órgãos de identificação de seu município e questionar se já estão emitindo a nova identidade.
Se a resposta for positiva, basta ao cidadão apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento. O órgão emissor do seu Estado informará o prazo para a retirada do documento.