Dona de um nome incomum, a maca peruana é uma raiz encontrada também na forma de farinha e cápsulas. Parecida com o rabanete e o nabo, ela é originária de regiões de montanhas do Peru, como o próprio nome já indica.
Rica em nutrientes, o alimento é fonte de ferro, cálcio, fibras e ômega 3. Ele possui uso medicinal e afrodisíaco. Mas será que a maca peruana emagrece e deve ser utilizada por pessoas que buscam reduzir o peso e conquistar um corpo delineado?
Duas colheres de chá de farinha de maca peruana possuem somente 30 calorias. Logo, adicioná-la às refeições no lugar de outro tipo de farinha já garante uma redução no total de calorias consumidas e contribui com a perda de peso.
Mas não é só isso. Por ser uma boa fonte de fibras, a raiz contribui com a promoção da sensação de saciedade ao corpo. E menos fome é igual a apetite menor e uma quantidade mais baixa de calorias consumidas. Além disso, as fibras contribuem com a regulação do intestino e combatem o indesejado inchaço abdominal.
A maca peruana é rica em nutrientes, e nós sabemos que eles são fundamentais para auxiliar no funcionamento correto de nosso organismo. A erva pode prevenir a diabetes devido à forte ação de suas fibras, conforme informou a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) . Ela age diretamente na redução da velocidade de absorção de glicose em seu corpo, controlando assim a taxa de açúcar no sangue.
A maca peruana é uma planta adaptógena, que auxilia o organismo na adaptação às condições adversas do ambiente. Isso ajuda no aumento da força e da resistência muscular.
Isso pode favorecer pessoas que praticam esportes, pois com o sistema imunológico fortalecido, você poderá desfrutar de maior força e resistência muscular, o que elevará ainda mais os rendimentos de seus treinos. A maca peruana pode reduzir as fadigas e indisposições.
Sabemos que o ferro é um nutriente fundamental para combater e prevenir possíveis anemias. A substância é importante para que ocorra a síntese de células vermelhas no sangue e um transporte mais eficiente de oxigênio pelo corpo. Ao consumir 100 g de maca peruana, você poderá oferecer até 16,6 miligramas de ferro ao seu corpo. Vale ressaltar que você poderá intensificar a ação do ferro ao administrá-lo e aplicá-lo em refeições, combinado com alimentos ricos em vitamina C, pois este proporcionará uma melhor absorção.
Quando ocorre a redução dos níveis de estrógeno, hormônio responsável pela proteção dos ossos, surge uma preocupação com a possibilidade de desenvolver a osteoporose. Você não precisa se preocupar se consumir a maca peruana. Ela pode auxiliar com efeito preventivo contra a osteoporose, pois 100 miligramas da planta podem oferecer até 150 gramas de cálcio, que é benéfico aos seus ossos.
Para você ter uma ideia, a maca possui um teor de cálcio maior do que o do leite.
Lembramos que o poder da maca peruana é significativo, mas é importante que você busque novos hábitos saudáveis; caminhadas e exposições ao sol em horários adequados podem reduzir ainda mais a probabilidade de uma osteoporose.
A maca peruana emagrece e ainda oferece benefícios como a ação contra doenças cardiovasculares, devido ao seu alto teor de ômega 3. Ela pode reduzir os níveis do colesterol ruim e elevar o nível do colesterol bom, administrando assim as taxas de gorduras contidas no sistema sanguíneo, o que pode ser reconhecido como método de prevenção contra casos de hipertensão.
Os maiores incômodos do período da menopausa são as oscilações de temperaturas corporais e variações de humor. A maca peruana pode agir positivamente contra essas reações. Isso porque ela colabora com o combate dos sintomas da menopausa e com a regulação do balanço de hormônios femininos.
De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade Cayetano Heredia, no Peru, a maca peruana aumenta a produção de sêmen nos homens e reduz o estresse e aumenta o desejo de fazer sexos nas mulheres. Ou seja, a raiz é afrodisíaca.
Você deve buscar orientação de um profissional da saúde, é importante que ele avalie suas reais necessidades e possa indicar a aplicação mais adequada da planta em sua alimentação. O consumo da maca peruana para emagrecer deve ser orientado e acompanhado por um nutricionista, para que juntos vocês possam avaliar os benefícios e adequar melhores condições para uso e conquistar melhores resultados.
Não acredite friamente que apenas o consumo de maca peruana emagrece e que apenas acrescentando-a em seu cardápio você irá perder peso. Podemos afirmar que você poderá reduzir pequenas medidas, mas reconhecerá que essa perda não será efetiva, pois emagrecer requer novas atitudes e hábitos saudáveis.
Aposte todas as suas fichas em si mesmo. Busque orientação e não espere mais, adote uma alimentação saudável e uma dieta eficiente, além de praticar exercícios físicos om regularidade, para que assim você possa afirmar a eficiência da maca peruana tendo como base a sua experiência pessoal.
Os corpos podem se comportar de formas distintas, então é importante que você saiba que a dosagem de maca peruana adotada pela sua amiga pode não ser a mesma recomendada para você. Os organismos possuem necessidades distintas e você possui características que ninguém mais pode possuir igual.
O fato é que você deve iniciar o uso da maca peruana com medidas pequenas e assim seguir avaliando os efeitos e reações que ela poderá oferecer ao seu corpo. Um nutricionista orientará inicialmente, mas apenas você entenderá as reações causadas pela planta.
A princípio, indica-se o consumo de duas colheres (sopa) da farinha de maca peruana durante o dia. Você pode acrescentar a farinha em vitaminas, sucos, frutas e em bebidas refrescantes.
Se você optar pelo consumo na versão em cápsulas, recomenda-se consumir 2 antes do almoço e 2 antes da janta.
Gestantes, mulheres em fase de amamentação e em tratamentos hormonais devem evitar o consumo da maca peruana. Alérgicos à erva também devem evitar o consumo.
Você pode adquirir a maca peruana em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.
Os valores podem ser distintos devido à quantidade de cápsulas oferecidas, aos diversos fabricantes e fornecedores e ao peso oferecido em versões de farinha. Você pode adquirir a maca peruana por preços que variam de R$ 20,00 até R$ 105,90, dependedo da loja, marca e tamanho do produto.
Por Mundo Boa Forma