Essa bebida caseira e natural possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de ser fonte de vitaminas e minerais. O gengibre é considerado uma das plantas mais saudáveis, graças à sua riqueza em nutrientes e componentes bioativos que são benéficos para o organismo.
É fonte de óleos voláteis, substâncias fenólicas chamadas gingerols, shoagoles e gingerones, ácido linoleico, vitaminas como B6 e C e minerais, entre os quais se destacam cálcio, magnésio, fósforo e potássio, segundo o portal Body Mind.
Por sua vez, é garantido que este produto tem sido usado para tratar gripes e problemas digestivos. No entanto, eles não são seus únicos benefícios, pois o gingerol oferece efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que são fundamentais para melhorar diversas condições de saúde.
Conheça a bebida caseira e natural que reduz dores e infecções
Esta raiz tem uma longa história de uso em várias formas de medicina tradicional e alternativa e é considerada ideal para aliviar diferentes tipos de dores, graças precisamente aos compostos que ajudam a reduzir a inflamação.
Uma investigação da Universidade Johns Hopkins concluiu que os componentes do gengibre permitem suprimir substâncias químicas inflamatórias. Um dos benefícios que lhe são atribuídos é que ajuda a atenuar as dores articulares, pelo que se presume que amenize os efeitos causados por doenças como a artrite, que normalmente requerem a ingestão de anti-inflamatórios ou analgésicos para aliviar o seu desconforto.
A esse respeito, o portal Heathline menciona um estudo no qual foi determinado que uma combinação tópica de gengibre, aroeira, canela e óleo de gergelim ajudaria a reduzir a dor e a rigidez em pessoas com osteoartrite do joelho.
Contra enxaqueca
Os componentes desta raiz também ajudam a melhorar as condições de dor, como a enxaqueca. Uma revisão de estudos realizados por cientistas do Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociências de Bangalore (Índia), valida ela como remédio caseiro para aliviar os sintomas das crises geradas por essa condição.
A fonte acima mencionada indica que dois dos estudos analisados examinaram a eficácia desta raiz contra um placebo e descobriram que esta planta reduz os escores médios de dor de cabeça duas horas após a ingestão. Comparado ao placebo, o gengibre reduz pela metade o risco de náuseas e vômitos induzidos pela enxaqueca.
Por outro lado, ajuda a reduzir as dores menstruais, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, que reduzem as dores ováricas.
Infecções urinárias
Além de suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre possui benefícios analgésicos e antibióticos que podem ser utilizados no tratamento de infecções, principalmente aquelas que ocorrem no trato urinário. O consumo de água feito com esta raiz acalma a dor no baixo ventre e aumenta a eliminação de líquidos para limpar o trato urinário.
Especificamente quando usado para infecções do trato urinário, pode ser consumido com alho, de acordo com o portal de saúde e bem-estar Tua Saúde. O alho também fornece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido a um componente chamado alicina.
Para fazer a bebida, são necessários três dentes de alho, descascados e cortados ao meio; um centímetro de gengibre ou meia colher de chá da raiz em pó; três xícaras de água e mel se você quiser adicionar. A água é fervida com o alho, depois de alguns minutos é retirado do fogo e são adicionados o gengibre e o mel. Coe e sirva para consumir imediatamente.
Mais benefícios
Outros benefícios atribuídos a ela são que regula o metabolismo, alivia as náuseas causadas pela gravidez ou processos médicos como a quimioterapia, melhora a circulação, alivia a congestão nasal, controla a tosse e regula a digestão.
A maneira mais fácil de aproveitar seus benefícios é preparar uma infusão e para isso você precisa de uma colher de sopa de gengibre ralado, um copo de água e mel (opcional). Ferva a água e, quando ferver, adicione o gengibre. Deixe descansar por alguns minutos, coe e consuma. Você pode beber até três xícaras por dia. Opcionalmente, é possível adoçar com uma colher de mel.