Golpes direcionados aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) estão ficando cada vez mais criativos. Os golpistas estão atualizados com todas as novidades, e se movem rapidamente para criar as táticas que melhor se adequam ao momento.
Para não cair em fraudes, é importante você ficar sabendo dos novos golpes que estão pegando segundos do INSS. Desta forma saberá evitar e o que fazer se achar que pode ser uma vítima.
Aqui estão os dois novos golpes que estão acontecendo agora contra aposentados e pensionistas.
>>20 situações que podem fazer você perder o benefício do INSS
Os golpistas estão usando novos números de telefone fictícios que parecem vir do canal oficial de contato do INSS. O objetivo é parecerem confiáveis.
O novo golpe: Eles estão usando uma atendente mulher que de forma educada informa que a ligação está sendo gravada e após falar seu nome completo afirma que precisa confirmar alguns dados com você.
>>Reajuste 2023: novos valores dos benefícios do INSS
Eles fazem quatro perguntas cruciais para confirmação de dados:
Na grande maioria dos casos esses dados são usados para comprar e fazer empréstimos bancários no nomes dos segurados. A pessoa só descobre quando vai receber o benefício que já vem descontado. Em outros casos os bandidos diz ao segurado que ele tem um dinheiro de atrasados do INSS para receber. Informam um valor muito atrativo.
Sua defesa: Então, é preciso ficar atento para não cair em golpes que usam o nome do INSS. Caso receba uma ligação solicitando dados pessoais e pedindo informação sobre seu benefício, o segurado deve encerrar imediatamente a ligação e entrar em contato com a Central Oficial do INSS pelo telefone 135 ou busque informações no site do INSS.
>>Segurados do INSS podem receber 2ª parcela do décimo terceiro menor que 1ª
O novo golpe: Algumas aposentados e pensionistas do INSS estão recebendo correspondências por e-mail. Os golpistas estão utilizando desta vez informações a respeito da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física para lesar alguns segurados.
Confira (abaixo) a imagem da mensagem fraudulenta, em que foi usada uma cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br, para tentar dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo. Eles ainda informam os dados para recebimento da restituição via PIX, e um link falso para visualizar o comprovante.
Sua defesa: Não abram esse link. As correspondências enviadas pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso.