O governo federal confirmou a antecipação do pagamento referente ao Auxílio Gás no mês de fevereiro para todos os beneficiários. A antecipação está atrelada ao calendário do Bolsa Família, que também foi adiantado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entenda mais sobre o assunto, confira os valores e as datas de pagamento do benefício.
Vale destacar que a antecipação do Auxílio Gás ocorre de forma geral, ou seja, tanto quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) como quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) terá direito aos valores antes do que era previsto.
A Caixa Econômica Federal também afirmou que alguns dos beneficiários do Auxílio Gás terão o pagamento adiantado uma ver a mais. Isso acontece com todas as pessoas que tem digito 1 ou 9 no final do Número de Identificação Social (NIS). No caso, o pagamento para esses grupos cai em uma segunda-feira.
Por regra, os depósitos que são gerados nesse dia da semana são adiantados imediatamente para o sábado anterior.
Sendo assim, os beneficiários que têm NIS final 1, receberão o Auxílio Gás de fevereiro no dia 11 (sábado) e não no dia 13, que cai em uma segunda-feira. O mesmo ocorre com o NIS de final nove, previsto para ser pago dia 27 de fevereiro, mas que cairá na conta já no dia 25, também em um sábado.
Além dos benefícios que serão pagos na segunda-feira, aqueles que caem em dias facultativos e feriados também são adiantados. Sendo assim, o Auxílio-Gás para as pessoas que possuem NIS com final 6 passa do dia 22 de fevereiro (Quarta-feira de cinzas) para o dia 18 de fevereiro.
O processo de antecipação Auxílio Gás foi confirmado em nota oficial da Caixa:
A CAIXA informa que as parcelas do Auxílio Brasil, previstas no calendário do Programa para o dia 22/02/2023 (relativos ao NIS final 6), estarão disponíveis para movimentação a partir de 18/02/2023. O banco reforça que não se trata de excepcionalidade para o ano de 2023, sendo que o pagamento já acontecia de tal forma anteriormente, inclusive para o Programa Bolsa Família.
Veja abaixo o calendário completo de pagamentos do Auxílio Gás de ferreiro:
O valor do Auxílio Gás, que antes era de 50%, agora é de 100% do valor médio do botijão de 13 kg informado pela Agência Nacional do petróleo. Isso quer dizer que as famílias beneficiadas receberão a quantia de R$ 112.
O dinheiro, como de costume, cai na conta oficial do chefe de família no aplicativo Caixa Tem.