Confira temas de redação em evidência que podem cair no Enem 2021 – Foto: Shutterstock

Confira temas de redação em evidência que podem cair no Enem 2021. A partir das análises de especialistas aqui tem algumas possíveis discussões que podem ser tema de redação no Enem 2021. Todos os anos os vestibulares e o Enem abordam diversos temas de redação, sobretudo, da atualidade.

Os temas são levantados a partir de relevância, sempre levando em consideração as características dos exames, a exemplo de anos anteriores. Então, confira abaixo alguns assuntos que podem ser cobrados nas provas.

>Experimente algumas dicas para se preparar para o Enem e vestibulares

Saneamento básico

Já era uma temática indicada por professores no ano passado e continua com bastante relevância para o Enem 2021. Principalmente, após a aprovação do Novo Marco do Saneamento Básico em 2020, que trouxe à tona a defasagem da rede de atendimento a esse direito social.

No Brasil, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, quase metade da população (47% ou quase 100 milhões de pessoas) não têm esgotamento sanitário e cerca de 35 milhões não têm água potável. Um dos principais debates em relação ao problema é se a privatização é uma saída viável ou não.

Crise Mundial Econômica

Desde 2008, a crise financeira e econômica vem afetando diversos países pelo mundo. Ela envolve o fechamento de bancos, crescimento da dívida externa e o aumento da desigualdade.

Educação financeira

O tema virou uma forte aposta, principalmente, após ser incluído na reforma do ensino médio. Muito se debate sobre a escola não preparar os jovens para o aspecto financeiro da vida cidadã. O exame pode tratar então sobre consumismo e o alto índice de endividamento no país, por exemplo.

Com a implementação do Novo Ensino Médio, que deve acontecer integralmente até 2022, a Educação Financeira deve ser abordada transversalmente no programa de todas as faixas etárias em assuntos como taxa de juros, inflação, impostos e aplicações financeiras.

Educação socioemocional

Outro ponto que ganhou mais visibilidade com o Novo Ensino Médio é a educação socioemocional. Já em aplicação em escolas brasileiras, trata de lidar com habilidades que vão além do conteúdo tradicional, como o autoconhecimento, comunicação não-violenta, empatia e tomada responsável de decisão. Ela pode ser ferramenta interessante no combate ao bullying e à evasão escolar.

Violência doméstica

A pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que a pandemia tornou o lar um ambiente ainda mais hostil para mulheres. Mais de uma em cada três mulheres, entre 16 e 24 anos, relatam terem vivido algum tipo de violência. Entre as mulheres pretas mais de 28% delas relataram que sofreram agressões.

No ano passado, foi sancionada a lei que assegura o pleno funcionamento, durante a pandemia, de órgãos de atendimento emergencial a mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas e cidadãos com deficiência vítimas de violência doméstica ou familiar.