Os estudantes que ainda não justificaram a ausência no dia das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 têm até 5 de fevereiro para solicitar a dispensa tanto por iniciativa do estudante quanto da instituição de educação superior.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o prazo para a análise e a deliberação dos pedidos termina na mesma data e a s solicitações são submetidas às instituições de educação superior e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ainda segundo o MEC, a solicitação de dispensa de prova por parte do estudante deve ser feita, exclusivamente, pelo Sistema Enade. A dispensa de prova regularizará a situação do estudante apenas caso ele tenha preenchido o Questionário do Estudante no período estipulado em edital.
Os critérios para deferimento de dispensa de prova são: acidentes, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, acompanhamento de cônjuge transferido(a) de município por seu empregador, saúde, maternidade, paternidade, atividade acadêmica, concurso público ou processo seletivo de trabalho, intercâmbio, privação de liberdade e trabalho. Caso o coordenador do curso indefira o pedido, o estudante pode interpor recurso junto ao Inep, também via Sistema Enade.
Já a solicitação de dispensa por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade, como atividade curricular e intercâmbio acadêmico, também deve ser feita pelo Sistema Enade. Para isso, a instituição precisa apresentar a declaração ou documento que comprove a participação do estudante em atividade curricular.
Além dos dados do estudante, como nome completo, dados pessoais e período de curso, a orientação do MEC é de que o documento contenha a identificação do coordenador de curso, estar em papel timbrado, com assinatura do declarante e os dados da instituição de ensino, e comprovar a impossibilidade do comparecimento do estudante à aplicação da prova do Enade 2019, por encontrar-se em intercâmbio internacional vinculado ao curso avaliado. Também nesses casos, o estudante terá garantida a regularidade apenas se tiver preenchido o questionário no período estipulado em edital.
A declaração deve ser expedida quando o estudante habilitado não for inscrito no período previsto no edital ou deixar de ser informado sobre sua inscrição no Enade, Em qualquer que seja a situação que inviabilizem integralmente a participação do estudante, seja por ato ou omissão da instituição de ensino. A regularização do estudante só ocorrerá mediante registro no Sistema Enade, por ação direta e exclusiva do coordenador de curso.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.Confira o edital com o cronograma retificado do Enade 2019