Confira uma lista com exemplos de carnes magras, como usar em sua dieta com algumas receitas e mais dicas para a sua dieta.
Você provavelmente já sabe que as carnes servem como fonte de proteínas, um nutriente que é considerado extremamente importante para a saúde do corpo humano.
Isso porque as proteínas estão presentes em todas as células do organismo, sendo necessárias para a reparação celular e a formação de novas células, além de trabalharem na manutenção dos ossos, músculos e pele e serem importantes para o crescimento e desenvolvimento de crianças, adolescentes e mulheres grávidas.
Quando o indivíduo que não é vegetariano ou vegano (entenda as diferenças) começa uma dieta com foco na diminuição do peso corporal, é bem provável que receba o conselho de investir em carnes mais magras para favorecer o processo e auxiliar a atingir os objetivos.
Entretanto, para incluir essas carnes magras nas refeições é necessário saber reconhecê-las, não é mesmo?
Por isso, trazemos abaixo uma lista que apresenta alguns exemplos de carnes magras que podem ser parte importante da sua dieta. Dê uma conferida:
Agora que já conhecemos alguns exemplos de carnes magras que podem ser utilizadas em um programa alimentar voltado no emagrecimento, precisamos aprender como empregá-las no dia a dia, não é mesmo?
Por exemplo, existem as carnes magras para moer e as carnes magras para bife. O patinho é uma carne excelente para ser moída, embora o coxão duro, o coxão mole e o lagarto também funcionam bem dessa forma. Aproveite e confira receitas low carb com carne moída que podem ser excelentes para sua dieta.
Mas que tal conhecermos como uma carne magra pode aparecer nas refeições na prática? Então, confira essas duas receitas com carnes magras que separamos:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Misturar o sal, o açúcar mascavo e o alho amassado em uma tigela. Esfregar o tempero nos peitos de frango, passar para um recipiente, cobri-los com água e juntar a folha de louro; Tampar o recipiente e deixar o frango descansar ao longo de 20 minutos na geladeira.
Retirar os peitos de frango do recipiente, lavar em água corrente e secar bem com o auxílio de um papel-toalha ou de um pano de prato bem limpo; Levar um frigideira grande ao fogo médio para aquecer, regar com o azeite de oliva e acrescentar os peitos de frango, deixando o lado mais “enrugadinho” para cima. Deixar dourar durante aproximadamente um minuto.
Abaixar o fogo e cozinhar cada lado dos peitos de frango por cinco minutos em fogo baixo – se o fogo não estiver baixo os filés queimam por fora e permanecem crus por dentro. Antes de virar cada peito de frango, temperar com pimenta-do-reino moída na hora.
Desligar o fogo e passar os filés de peito de frango para uma tábua. Cortar diagonalmente em fatias grossas e servir.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Cortar a cebola em pedaços grandes e passar no processador ou bater no liquidificador juntamente com a clara, o alho, o sal, a pimenta, a noz-moscada, a salsinha e o farelo de aveia; Misturar a pastinha obtida com o patinho moído e modelar no formato de bolinhas.
Ligar o forno em 180º C, passar as bolinhas para uma assadeira e levar para assar ao longo de aproximadamente 20 minutos. Depois que desligar o forno, esperar esfriar um pouquinho e servir-se.
Para quem deseja diminuir o peso, é certificar-se de que toda a alimentação seja controlada, equilibrada, nutritiva, saudável e voltada para o objetivo do emagrecimento.
Até porque não vai adiantar muita coisa comer uma porção comedida de carne magra no almoço se ela estiver coberta por um molho super gorduroso (falando nisso, confira receitas de molho para carne light), se vier acompanhado de um copo de refrigerante e de uma sobremesa bem calórica e gordurosa e se o jantar frequentemente for um combo de lanchonete fast-food, não é mesmo?
Algo que contribui muito neste sentido de encontrar a dieta apropriada é contar com o acompanhamento de um nutricionista, que saberá indicar um programa alimentar que auxilie o paciente a alcançar os objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar apropriadamente.
Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações profissionais e qualificadas do nutricionista.
Fonte: Mundo Boa Forma