Quando falamos de rosácea nos referimos a uma condição da pele que causa vermelhidão e erupção cutânea no rosto. Este um problema crônico não contagioso que, na maioria das vezes, não é sofrido permanentemente, mas geralmente ocorre com surtos, por isso é importante prevenir seu aparecimento.
Devemos sempre escolher cosméticos que indiquem no rótulo que são adequados para rosácea, não irritantes, sem perfume, sem álcool, sem mentol…
Seguir uma dieta equilibrada é importante. Devemos comer adequadamente e ter suplementos alimentares que possam conter colágeno, vitaminas e minerais. Os suplementos alimentares à base de micronutrientes como biotina, niacina, vitamina A ou zinco são interessantes, pois ajudam a manter a pele em bom estado.
Isso ajuda a saber o que acontece no consultório do dermatologista; por exemplo, se o surto ocorrer em pessoas com menos de 14 anos ou mais de 65 anos, se não houver resposta a tratamentos cosméticos, se houver outros processos dermatológicos ocorrendo ao mesmo tempo; se ocorrerem sintomas oculares…
Especialistas comentam que a rosácea pode causar grande insatisfação com a aparência física. Quem sofre com isso muitas vezes é vítima de preconceitos como o que lhes acontece por falta de higiene, porque são insalubres, e não é assim porque pode aparecer em qualquer idade e qualquer pessoa pode ter. O importante é que antes de qualquer sintoma ele seja explorado pelo dermatologista que poderá dar um tratamento adequado e personalizado de acordo com cada indivíduo. Sem um bom diagnóstico é realmente impossível lidar com esse problema.