Confira como fazer um delicioso brioche para sua ceia de Natal

Confira como fazer um delicioso brioche para sua ceia de Natal

O brioche, também conhecido como suíço, é uma espécie de pão doce semidoce de sabor único, maravilhoso tanto pelo aroma como pelo aspecto atraente. Nesta ocasião, preparamos uma receita de brioche em que substituiremos o queijo mascarpone pela manteiga.

Essa mudança tornará este pão delicado uma mordida ainda mais suculenta e minimizará seu teor de gordura. Além de ser excelente para um lanche ou pequeno-almoço muito completo, também pode apreciá-lo recheando-o com compotas, pasta de chocolate, cremes de pastelaria, cremes e outros acompanhamentos. Descubra como fazer brioche  e deixe sua ceia de Natal ainda mais rica e saborosa.

>>Com 2 ingredientes você fará um delicioso nougat de coco para o Natal

Ingredientes:

  • 500 gramas de farinha de trigo bem fina
  • 100 mililitros de leite quente
  • 70 gramas de açúcar branco
  • 200g de margarina ou cream cheese ou queijo mascarpone
  • 20 gramas de fermento de pão fresco
  • 2 pitadas de sal
  • 2 ovos, um para pintar o brioche
  • 1 punhado de passas sem sementes (opcional)

>>Como fazer bombom Ferrero Rocher caseiro com uma receita fácil e deliciosa

Como fazer o Brioche:

1- Misture o açúcar com a margarina ou o queijo. Em seguida, adicione o ovo e o leite com cuidado à medida que passa. Continue misturando até obter uma mistura homogênea.

2- Vá em frente e acrescente a farinha peneirada, o fermento esfarelado, o sal e as passas à mistura. Em seguida, misture tudo novamente com o batedor. Quando a massa estiver se formando, você pode finalizar e amassar com as mãos. Você deve amassar por aproximadamente 10 minutos.

3- Depois de amassar o brioche, guarde-o em um recipiente de vidro ou plástico com capacidade para crescer, cubra com filme plástico e em seguida, deixe descansar por uma hora. Tente colocar em um lugar quente sem correntes de ar.

4- Após o tempo de fermentação, a massa dobrou de tamanho. Amasse para extrair o ar que contém e em seguida, prepare um recipiente refratário redondo ou quadrado, dependendo do formato do brioche.

>Veja como fazer uma saborosa pizza de batata sem glúten

Montagem

1- Espalhe manteiga ou óleo no fundo e nas laterais do recipiente para evitar que a massa grude, dificultando a extração do brioche. Divida a massa em diferentes pedaços e enrole-os perfeitamente. Deixe a forma mais cheia das bolinhas para cima para que o brioche fique mais atraente.  Em seguida, deixe descansar por 45 minutos no forno ou microondas com um pano por cima.

2- Passado o tempo de fermentação, bata um ovo e pincele com cuidado a massa pelos orifícios e por cima. Depois de pré-aquecer o forno, coloque a fonte com o brioche no centro, deixe a 180ºC com as duas resistências por 40 minutos, mas fique de olho no forno.

3- Você pode servir o brioche de mascarpone como lanche se de manhã preparar a massa com o fermento. Em última análise, trata-se de amassar e esperar. Aproveite o seu brioche caseiro!

>>Receita de almôndegas de frango simples, deliciosa e mais saudável