Confira 5 alimentos que contêm muita nicotina: veja a lista
A nicotina é um alcalóide altamente viciante, como álcool, portanto, o consumo pode produzir dependência química severa em quem a consome. Em altas doses é considerado um psicoestimulante e em baixas doses tem efeito sedativo.
>Descubra 3 maneiras fáceis de preparar batatas fritas crocantes sem óleo de soja
Este composto orgânico é encontrado em níveis elevados nas folhas da planta do tabaco e em outras plantas da família Solanacea que você certamente não conhecia e cujo consumo faz parte da dieta diária de grande parte da população.
>Não jogue a casca da laranja fora: veja 10 usos extraordinários que vão te deixar surpreso
1.- Batata: Este tubérculo também contém um alcalóide de nicotina chamado solanina e está presente na proporção de 4,3 nanogramas por grama, embora durante o cozimento essa medida aumente para 52 nanogramas por grama.
>Descubra por que beber chá de coentro por um mês pode salvar sua vida
2.- Beringela: Este vegetal leve e altamente digestivo, devido à sua grande quantidade de fibras e água, contém a segunda maior concentração de solanina da família de plantas Solanaceae, portanto, a ingestão de 10 quilos de berinjela equivale a um cigarro.
>Descubra os benefícios medicinais de consumir 4 tangerinas por dia
3.- Pepper: Este vegetal verde, embora também possa ser encontrado em amarelo e vermelho, contém dois tipos de alcalóides nicotínicos , solanina e solanadina, em proporções muito baixas, pelo que não representa risco para a saúde.
4.- Tomate: Este vegetal contém um alcalóide de nicotina chamado tomatina. A sua proporção é marginal, 7 nanogramas por grama e tende a desaparecer à medida que amadurece e durante o cozimento, por isso não representa um risco para a saúde.
>Serve para tudo: Aprenda a preparar uma pasta de alho de qualidade
5.- Beringela: A beringela é provavelmente, o alimento que mais está associado à nicotina, sendo que algumas pessoas chegam mesmo a afirmar que a beringela cheira a tabaco. Mas será que é mesmo assim? Não sabemos se cheira realmente a tabaco ou não, afinal o olfato de cada um de nós funciona de maneiras diferentes. O que sabemos em relação à beringela é que contém uma grande quantidade de nicotina na sua composição.
>Diga adeus aos cabelos brancos: veja como eliminá-los naturalmente em casa