A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou a realização do novo concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais), durante um seminário sobre os direitos dos povos indígenas no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Ela enfatizou a urgência em contratar profissionais tanto para o Ibama quanto para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), cuja seleção também já havia sido confirmada no dia 11 de abril.
Segundo a ministra, o Ibama sofreu uma redução expressiva em seu quadro de fiscais: de 1.700 em 2008 para apenas 700 atualmente. Ela atribuiu o desmonte da instituição ao governo Bolsonaro e celebrou a realização dos concursos.
“Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, para o ICMBio e para o próprio Ministério do Meio Ambiente”, afirmou a Ministra.
O número exato de vagas e cargos disponíveis será divulgado após a publicação da portaria de autorização, a cargo da Ministra de Gestão, Esther Dweck. Vale lembrar que o Ibama encaminhou um pedido ao Ministério da Gestão para o preenchimento de 2.408 vagas, conforme documento enviado pelo presidente do instituto, Rodrigo Agostinho, à ministra.
As vagas solicitadas pelo Ibama são distribuídas entre os cargos de analista ambiental (1.503 vagas) e analista administrativo (905 vagas), ambos com exigência de nível superior e remuneração de R$ 8.547,64, incluindo gratificação de desempenho e auxílio-alimentação de R$ 458.
A confirmação do concurso Ibama por parte da ministra Marina Silva pode ser assistida no vídeo do seminário, a partir de 2h40.