O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um dos órgãos públicos que mais despertam o interesse dos concurseiros de plantão. Recentemente foi realizada a prova para um concurso de vagas temporárias para agentes e supervisores do censo. No entanto, em breve deve sair um novo edital para contratação efetiva de funcionários do instituto.
Uma entrevista publicada nesta semana com a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Público, Esther Dweck, denota a autorização de um novo concurso para o IBGE. À Folha de S. Paulo, a ministra informou que 30% dos servidores do IBGE estão aptos a se aposentar, o que poderia gerar um quadro de emergência.
“Estamos muito focados no reajuste. Não tem como precisar quais seriam os concursos (mais urgentes), em quais áreas. Desde que eu estava aqui (no governo Dilma Rousseff), eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha podiam se aposentar. IBGE e Banco Central, mas tem outras também”, relatou a chefe da pasta.
Concurso do IBGE em 2023 para cargos efetivos
Uma das provas que existe necessidade de um novo concurso para o IBGE a fim de repor cargos efetivos está nos seguidos atrasos do censo de 2022. Boa parte do problema veio da administração pública anterior, mas a falta de funcionários se demonstrou uma barreira grande a ser transposta.
Era prevista a contratação de 180 mil recenseadores, mas apenas 120 mil foram contratados. Isso atrasou bastante o processo de levantamento de dados do instituto.
Confirmado o pedido do novo concurso para o IBGE
A administração do IBGE que solicitou um novo concurso para 2023, a fim de repor os cargos vagas e de aumentar a equipe funcional. A solicitação, no entanto, foi publicada ainda no mês de novembro de 2022, no Diário Oficial da União.
No dia 18 de novembro foi assinado o termo de solicitação para concurso pelo presidente do IBGE, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto. O documento foi encaminhado para o antigo Ministério da Economia.
Com a nova gestão disposta a investir na infraestrutura pública, é bem provável que o novo edital seja lançado ainda em 2023.
Quais vagas podem ser liberadas?
De acordo com o documento de solicitação de novos funcionários, as vagas que podem ser liberadas são:
- 1 – Analista de planejamento, gestão e infraestrutura e analista de tecnologia de informações geográficas e estatísticas – Previsão de 1.004 vagas;
- 2 – Pesquisador em informações geográficas e estatísticas – 11 vagas;
- 3 – Técnico em informações geográficas e estatísticas – previsão de 1.488 vagas.
Os salários variam entre R$ 3.677,27 e R$ 9.389,06, de acordo com as carreiras atualmente. As formações exigidas são de nível médio e superior.
Quem busca uma boa colocação para concurso público pode começar os preparativos, pois as chances de abertura de inscrições são grandes.