Concurso da Marinha Mercante oferece 293 vagas para oficiais | A Marinha Mercante divulgou, nesta quarta-feira (10), o edital para o concurso que oferece 293 vagas para as Escolas de Formação de Oficiais (Efomm). Os candidatos interessados devem ter ensino médio completo e idade entre 17 e 23 anos até o dia 1º de janeiro de 2024. Além disso, é necessário ser solteiro e não possuir filhos ou dependentes.
O processo seletivo prevê a seleção de 174 candidatos para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro (RJ), e 119 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).
As inscrições estarão abertas no site da Marinha a partir do meio-dia de 15 de maio e serão encerradas às 23h59 do dia 25 do mesmo mês. O valor da taxa de inscrição é de R$ 65.
Locais de realização das provas
O processo seletivo acontecerá em diversas cidades do país, com a aplicação de provas escritas nos dias 19 e 20 de agosto. As questões abordadas serão as disciplinas de português, inglês, matemática e física, além de uma redação.
Os municípios onde haverá a aplicação das provas são:
- Amapá (AP),
- Belém (PA),
- Belo Horizonte (MG),
- Brasília (DF),
- Corumbá (MS),
- Cuiabá (MT),
- Florianópolis (SC),
- Fortaleza (CE) ,
- Manaus (AM),
- Natal (RN),
- Parnaíba (PI),
- Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ),
- Paranaguá (PR),
- Porto Alegre (RS),
- Salvador (BA),
- Santarém (PA),
- São Paulo (SP),
- São Luís (MA)
- Vitória (ES).
Etapas do concurso
Os candidatos aprovados nas primeiras etapas do concurso serão aprovados no exame psicofísico, que acontecerá entre os dias 11 de outubro e 21 de novembro. Na sequência, haverá o teste de suficiência física, que ocorreu de 29 de novembro a 8 de dezembro. Por fim, o período de adaptação/verificação de documentos aceitos de 8 a 26 de janeiro de 2024.
Essa é uma oportunidade para os jovens que desejam ingressar na Marinha Mercante, que tem como principal função a realização de transportes marítimos comerciais. Além disso, a carreira também possibilita a atuação em navios da Marinha do Brasil. Os aprovados serão qualificados para exercer funções em embarcações, como a condução de navios e a manutenção dos equipamentos.
Veja também: Afinal, CONCURSO CORREIOS 2023 SAI ou NÃO esse ano?