Composto caseiro que elimina o cheiro de mofo das roupas

Essa mistura caseira vai te ajudar a eliminar o cheiro de mofo das roupas rapidamente

Muitas vezes, ao tirarmos roupas e lençóis do guarda-roupa ou das gavetas, notamos um cheiro desagradável de mofo. Esse fenômeno é causado pela umidade, que pode resultar de um erro, como deixar a roupa por muito tempo na máquina de lavar ou não secá-la adequadamente antes de guardá-la. Hoje, veremos como se livrar do mau cheiro de mofo com algumas dicas simples, mas eficazes.

Primeiro, quando você lava suas roupas e percebe que não pode pendurá-las imediatamente, é importante deixar a porta da máquina de lavar aberta. Assim, o ar que circula ajudará a evitar a formação de mofo.

composto caseiro que elimina o cheiro de mofo das roupas
composto caseiro que elimina o cheiro de mofo das roupas | Foto: Freepik

Porém, se já for tarde e o mau cheiro estiver impregnado nas roupas, você pode resolver o problema criando um composto caseiro que funciona como um alvejante natural, adequado também para roupas coloridas. O composto que vamos preparar é eficaz no combate a fungos, esporos e bactérias.

Como preparar o composto caseiro que elimina o cheiro de mofo das roupas

Equipe-se com água oxigenada, vinagre e álcool etílico. A água oxigenada 12 volumes elimina fungos e esporos, mantendo as cores dos tecidos intactas. O vinagre, que pode ser vinho branco ou acético, tem ação desodorizante e é eficaz na neutralização de odores desagradáveis. Por fim, o álcool etílico potencializa ainda mais o efeito desinfetante e desodorizante.

Para preparar a mistura, combine os três ingredientes em partes iguais e use a solução para tratar as roupas com mau cheiro. Nesse momento, molhe um pano limpo na mistura ou use um vaporizador para borrifar na roupa, deixando agir por 30 minutos.

Após o tratamento, lave a roupa normalmente na máquina de lavar, talvez adicionando um pouco de bicarbonato de sódio, um excelente branqueador e desodorante natural. Se possível, seque as roupas pendurando-as ao ar livre. Lembre-se de deixá-las secar completamente antes de guardá-las em gavetas e guarda-roupas, para que a umidade não retorne e não crie mofo e maus odores.