FGTS

Como ver saldo do FGTS: governo quer liberar mil reais

Publicado por
Jerffeson Brandao

Como ver saldo do FGTS: governo quer liberar mil reais. A previsão de liberação de novo saque do FGTS está prestes a se concretizar. Nesta quinta-feira (17/03), o governo deve anunciar a liberação de até R$ 1 mil por trabalhador, das contas ativas ou inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Enquanto o cidadão não puder sacar o seu benefício, ele ficará depositado na Caixa Econômica Federal.

Mas, como saber o valor que tenho na conta do fundo?  Antes de mais nada, vamos entender o benefício.

O que é FGTS?

O FGTS é um fundo de cada trabalhador na Caixa Econômica Federal em que a empregadora (empresa) deposita uma porcentagem do salário bruto mês a mês.

O benefício é um direito do trabalhador com carteira assinada e só pode ser sacado mediante condições específicas, como compra da casa própria ou na aposentadoria.

O fundo pode contar com diversas contas: uma ativa, referente ao emprego atual do trabalhador, e outras inativas, referentes a empregos anteriores.

Como saber meu saldo do FGTS?

Por SMS

Existem várias formas de acompanhar os depósitos e o saldo total das contas, porém o recebimento de SMS é um dos mais práticos.

​A Caixa disponibiliza o serviço de envio de mensagens via SMS para manter você informado sobre a regularidade dos depósitos e saldo do FGTS.

  • O cadastro é simples e gratuito
  • Você recebe informações mensais sobre os depósitos feitos pelo empregador e o saldo atualizado do seu Fundo de Garantia
  • Você também será avisado quando houver valores liberados para saque

Acesse para se cadastrar.

No site ou aplicativo

A consulta ao saldo pode ser feita ainda pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa, no site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS.

No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador.

É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS.

Já o aplicativo pode ser baixado nos seguintes links: