O óleo de coco é um alimento multifuncional. Pode ser usado para emagrecer, hidratar o cabelo, hidratar a pele e dar sabor à comida. Além disso, o alimento possui ação antioxidante e é fonte de vitamina E.
“Consumir óleo de coco irá produzir sensação de saciedade e auxiliar no controle da fome.” explica a nutricionista Paula Crook, membro da PB Consultoria em Nutrição e especialista em nutrição infantil. Porém, um dos principais erros ao usá-lo para emagrecer é achar que o alimento por si só tem capacidade de influenciar diretamente nos resultados. Ou seja, não adianta nada comer óleo de coco sem fazer uma dieta equilibrada.
“É importante também usar a versão extravirgem, que tem como característica a rápida absorção e solubilidade.” conta Paula Crook. Dessa forma, a gordura do óleo não acumula e ainda é transformada em energia.
Além disso, o consumo do óleo de coco deve ser controlado, pois é um alimento calórico. O ideal é consumir de 1 a 2 colheres (sopa) por dia. Ingerir mais do que a quantidade recomendada do óleo pode causar acúmulo de calorias e gordura, o que sempre resulta em sobrepeso. Também pode trazer riscos cardiovasculares, com o aumento do colesterol ou, em curto prazo, causar diarreia.
Como usar o óleo de coco para hidratar o cabelo
O óleo de coco funciona como um hidratante para o cabelo, sendo capaz de proporcionar brilho e maciez aos fios.
Você pode realizar esse processo:
O potencial hidratante do óleo de coco promove melhora na elasticidade da pele. Por conter ação antioxidante, também age contra a ação dos radicais livres que estão associados com o envelhecimento precoce.
Você pode realizar esse processo:
“O azeite de oliva e o óleo de coco são mais saudáveis que os outros óleos, pois são obtidos por prensagem a frio, enquanto os óleos vegetais são extraídos por processos químicos com uso de solventes e refinamento. Dessa forma, dê preferência ao azeite de oliva ou o óleo de coco extra virgem.” explica Paula Crook.
Para utilizar o óleo de coco, basta substituir a gordura que usa habitualmente, como óleo de girassol, manteiga ou azeite. O ideal é usar uma pequena quantidade, somente para untar a frigideira, panela ou assadeira.
É recomendado que ele seja utilizado em preparações frias, como saladas, sucos e frutas e na finalização de pratos quentes, a fim de preservar sua ação antioxidante.
Fonte: Minha Vida