Quanto menos xampu usarmos, melhor para o nosso cabelo. Shampoos são produtos que já são altamente concentrados, então usar muito de uma vez não é uma boa ideia. Caso contrário, a juba fica emaranhada e oleosa.
Um grão de bico de xampu se tivermos cabelos curtos ou uma amêndoa de xampu se tivermos cabelos compridos. Assim tão fácil.
As vantagens do shampoo sem sulfato
Shampoo com sulfatos elimina a gordura concentrada no cabelo, o que faz com que o cabelo fique muito mais limpo após a lavagem. O problema é que ao remover a gordura aparece um efeito secundário: o corpo começa a gerar mais sebo porque detecta que sem ele o couro cabeludo fica indefeso. Isso faz com que o cabelo fique oleoso mais cedo, entrando assim em uma espécie de círculo vicioso: quanto mais lavamos o cabelo para retirar a oleosidade, mais oleosidade ele aparece.
Esta é a principal razão pela qual os especialistas recomendam o uso de um xampu sem sulfato . Graças a eles conseguimos uma maior retenção de umidade, o que favorece o brilho. Podemos até dispensar o condicionador porque a aparência do cabelo melhora consideravelmente desde a primeira aplicação.
Esses tipos de xampus proporcionam ótima hidratação e nutrição sem precisar usar máscaras constantemente. A tudo isso devemos acrescentar que, como não contêm sulfatos, evitam a ruptura capilar e não causam irritação no couro cabeludo.
Qual a frequência ideal para lavar o cabelo?
Agora que sabemos como usar o shampoo, é hora de descobrir com que frequência lavá-lo. Depende basicamente de qual é o nosso tipo de cabelo.
- Se estiver seco e o couro cabeludo estiver mais seco que o normal, demora mais para ficar sujo e oleoso, então podemos lavar o cabelo a cada três ou quatro dias.
- Caso o cabelo gorduroso , você deve lavá-lo regularmente com um Shampoo purificante , a cada dois ou três dias.
- Se for normal , devemos lavá-lo apenas quando estiver sujo, tendo em mente que aumentar a frequência pode torná-lo gorduroso mais facilmente.