Como ter uma pele saudável e evitar o seu envelhecimento rápido

Ter uma pele saudável é essencial para a nossa saúde

A pele é a nossa barreira para o meio ambiente. Tem múltiplas funções, primeiro, protege o corpo contra estímulos mecânicos, microorganismos, radiação. Em segundo lugar, ajuda a manter a homeostase, ou seja, regula a perda de líquidos e a temperatura corporal. E por fim, tem um papel importante no sistema imunológico, nas sensações de dor e temperatura. Por isso, em conversa com o portal Mdzol,  a Paloma Alonso Marchesi, dermatologista,deu dicas sobre os cuidados da pele e envelhecimento.

“Um dermatologista experiente pode descobrir na consulta médica, apenas pela observação, se uma pele está saudável. A aparência da pele é de extrema importância, que depende de sua textura, cor, superfície, elasticidade, transpiração, sebo e cheiro. Uma pele envelhecida, amarelada, enrugada e rígida faz-nos pensar que esta pele está danificada”, explicou.

Algumas delas são: evitar a exposição à radiação ultravioleta, assim como fumar e também reduzir nossos níveis de estresse. Isso ocorre porque os radicais livres são liberados à medida que destroem as moléculas e danificam os tecidos, levando à perda de água e à quebra do colágeno, além de um envelhecimento mais rápido da pele. As consequências são vermelhidão, secura, perda de elasticidade e rugas.
Há opiniões de que a genética afeta o envelhecimento apenas em 20%, os 80% restantes ao expossoma: exposição ao sol, tabagismo, dieta, atividade física, entre outros.

O nosso cuidado diário da pele deve responder a três pilares básicos:

  • Fotoproteção.
  • Hidratação e ingestão de alimentos saudáveis. Uma dieta adequada e equilibrada, composta por uma variedade de alimentos ricos em proteínas, frutas e vegetais, é extremamente importante.
  • Realize atividade física regularmente para ter uma eliminação correta de toxinas.

Ainda segundo relatou a dermatologista, a pele reflete processos em todo o sistema, por isso muitos distúrbios da pele e envelhecimento rápido são manifestações de certas alterações, como a falta de nutrientes, vitaminas e minerais. A qualidade, a saúde e a beleza da pele são afetadas por várias vitaminas (vitamina C, E, A, K, D e complexo B), minerais (selênio, cobre, zinco), proteínas e outros nutrientes. Além disso, há ácido alfa-lipóico, dimetilaminoetanol (DMAE), ácido hialurônico, ácidos graxos essenciais que atuam nele.

É muito importante ter em conta esta informação para o bom cuidado da nossa saúde e da nossa pele.