Se você suspeita que seu WhatsApp está sendo espionado, clonado ou hackeado, aqui explicamos o que deve fazer para descobrir. Como o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, também é o mais afetado pelos cibercriminosos.
Milhões de usuários são afetados a cada ano por golpes e malwares distribuídos por meio do aplicativo, e tanto no Android quanto no iOS, a possibilidade de ver nossa privacidade afetada está sempre presente. Como saber se nossa conta foi espionada, clonada ou hackeada?
Embora o WhatsApp nos ofereça métodos de segurança como verificação em duas etapas e bloqueio de impressão digital, alguns usuários geralmente não protegem adequadamente sua conta no aplicativo, por isso ficam vulneráveis a serem espionados, como é o caso de qualquer outro software do mundo.
Como saber se meu WhatsApp está sendo espionado, clonado ou hackeado?
Infelizmente, pessoas sem escrúpulos podem aproveitar seu descuido para espionar suas conversas pelo WhatsApp Web. Eles levam apenas alguns segundos para segurar seu telefone para conectar sua conta de serviço de mensagens a um PC ou outro dispositivo. Depois de fazer isso, eles terão um clone do seu perfil.
O WhatsApp continuará funcionando normalmente no seu telefone e você só poderá saber que eles estão espionando você se vir mensagens em bate-papos individuais ou em grupo que você não enviou. Isso lhe dirá que é muito provável que alguém tenha entrado em sua conta fingindo ser você e sem o seu consentimento.
Para resolver esse problema em sua conta do WhatsApp, não é necessário instalar aplicativos de terceiros. Você só precisa seguir estes passos:
- Acesse as configurações da sua conta do WhatsApp
- Toque em dispositivos emparelhados e verifique os logins
- Se vir algum que não reconheça, feche-o imediatamente.
Para que sua conta do WhatsApp não seja espionada ou clonada novamente, é recomendável ativar o bloqueio de impressão digital e a verificação em duas etapas.
Como saber se minha conta foi hackeada?
Devido aos recursos de criptografia e segurança de ponta a ponta que o WhatsApp possui, é difícil para os cibercriminosos invadirem o sistema do aplicativo. No entanto, para assumir uma conta de serviço de mensagens, eles usam várias mensagens enganosas com falsas promoções de assinaturas gratuitas para Netflix, Prime Video ou Spotify.
Esses links fraudulentos buscam apenas instalar um malware ou vírus Trojan para acessar todos os dados do seu dispositivo, incluindo sua conta do WhatsApp. No entanto, eles também podem fazer isso por meio de um GIF ou vídeo enviado a você por um remetente desconhecido.
Uma indicação clara de que seu telefone tem um vírus dentro dele é quando a bateria do seu telefone descarrega muito rapidamente e começa a ficar muito quente de uma maneira estranha, já que o malware opera por meio de aplicativos que funcionam em segundo plano.
Se esse problema ocorrer em seu smartphone, para manter sua conta do WhatsApp e as informações que você possui em seu celular seguras, você deve fazer um backup e restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica.