Não é de todo estranho que você possa ter uma alergia à tintura de cabelo. Por isso, antes de colorir, é recomendável fazer um teste na pele para evitar problemas posteriores. Além disso, pode ser que em algum momento você não tenha essa reação ao seu corante, mas depois você terá porque não somos os mesmos o tempo todo. Conheça os sinais que indicam que você pode ter esse problema.
Consultar o dermatologista ajudará você a saber a quais substâncias você pode ser alérgico.
É claro que quando temos uma coceira no couro cabeludo depois de tingir o cabelo, pode ser uma alergia. Devemos olhar para o que aplicamos e as substâncias. E é recomendável fazê-lo antes de consultar a rotulagem.
Quando também verificamos que há vermelhidão no couro cabeludo ou nas orelhas, isso se deve a uma possível alergia e a vermelhidão aparece nas áreas onde o corante nos tocou especialmente.
Outro sinal que pode surgir é a irritação. Nem todos os sinais saem ao mesmo tempo, podemos ter um ou vários. E se observarmos, é melhor irmos ao dermatologista para perguntar. Você já sabe que a prevenção é melhor.
É um sintoma que costuma assustar no início porque há inchaço da face. Mas então isso pode ser mitigado e, em alguns casos, geralmente é devido a esse problema.
Para amenizar esses efeitos, é normal remover a tintura imediatamente com bastante água.
Se os sintomas persistirem, devemos ir ao dermatologista
É importante realizar um teste antes de aplicar uma tintura de cabelo porque não sabemos se podemos ter possíveis alergias neste momento.
Quando sabemos que somos alérgicos à tintura de cabelo, devemos mudar a marca e descobrir de antemão a que somos alérgicos para evitar isso.
Mude para cosméticos naturais. Grande parte das pessoas tende a ser alérgica às substâncias que possuem esse corante, como amônia ou resorcinol, o que não acontece com os naturais.
Em qualquer caso, devemos fazer um teste antes de aplicar qualquer novo produto.