Muitas vezes tendemos a confundir celulite com depósitos de gordura localizada, ou seja, aqueles depósitos de gordura que prejudicam a silhueta em pontos específicos, como coxas internas e externas, abdômen inferior, costas e nádegas. Na verdade, são duas condições diferentes, cada uma com características próprias.
“O diagnóstico correto de celulite ou gordura localizada só pode ser feito por um médico, de preferência especializado em dermatologia ou medicina estética”, explica o Prof. Enzo Berardesca, dermatologista e autor de inúmeras publicações científicas.
“Durante a consulta, o especialista deve identificar o perfil do paciente não apenas por meio de uma avaliação adequada, mas também por meio de investigações clínicas que analisem, por exemplo, o funcionamento da microcirculação.”
De fato, entre as causas da celulite está uma função circulatória prejudicada que leva à estagnação do líquido intersticial na derme. A partir daqui, desencadeia-se uma reação em cadeia que, por sua vez, leva à formação da típica aparência de casca de laranja.
“De forma geral, pode-se afirmar que a celulite é uma condição inflamatória generalizada que afeta em grande escala várias áreas do corpo, como coxas e nádegas. Às vezes, aparece nos braços, mas não são incomuns casos de celulite na parte interna do joelho e nos tornozelos”, continua a dermatologista.
“A gordura subcutânea, por outro lado, tende a ser mais localizada em pontos específicos, contribuindo para o peso corporal, mas sem o aspecto protuberante típico da celulite. Geralmente, nestes casos, a pele é lisa e macia. Ambas as condições – celulite e gordura – podem coexistir.”
Algumas sugestões para entender de forma independente se você sofre de celulite ou depósitos de gordura localizada? Basta observar atentamente a pele das áreas “suspeitas” do corpo.
“Se a pele apresenta uma tonalidade baça, é fria ao toque, não é muito elástica e tem capilares evidentes, é quase certamente celulite (possivelmente em um estágio inicial).”
A prova final é obtida ao beliscar a pele. Se, ao beliscar a pele, aparecer a típica aparência de casca de laranja, caroços e depressões, significa que você tem celulite, especialmente se sentir algum desconforto durante esse processo.
Outros sintomas relacionados à celulite incluem a sensação de pernas pesadas que ocorre à noite e inchaço nos tornozelos e panturrilhas.
“A gordura subcutânea, por outro lado, não altera a textura da pele, mas apenas a silhueta. Ao contrário da celulite, a pele nas áreas com depósitos de gordura parece lisa e tonificada, e tem temperatura normal. Além disso, se você pressioná-la, não causará dor nem apresentará casca de laranja e outras irregularidades”, especifica o especialista.
As áreas mais afetadas pelos depósitos de gordura incluem a barriga, quadris, coxas, parte frontal dos joelhos, costas e braços.