Muitos de nós não damos a devida importância a algo que usamos diariamente e por várias horas, como o próprio colchão, nosso local de descanso. Parece óbvio, mas o colchão, estando em contato direto com nosso corpo, é muito propenso a se sujar. Por isso, daremos alguns truques para remover a sujeira e prolongar sua vida útil.
Desde manchas amarelas até outras mais complicadas como sangue, veremos alguns truques que nos serão muito úteis. Vamos começar pelo básico. Recomendamos vivamente que utilizem uma capa protetora em tecido, que por si só já tem a função de proteger o colchão na superfície. Além disso, se escolhermos a correta, pode favorecer nosso descanso. Em segundo lugar, e tão importante quanto, periodicamente devemos aspirar para remover toda a poeira.
Uma escova com cerdas macias é a mais indicada para fazer uma limpeza profunda. Dessa forma, não danificamos o protetor e podemos lidar até com as manchas mais difíceis. Um aliado infalível nesse trabalho de limpeza é o bicarbonato de sódio, que com certeza você já ouviu falar. Ele é ótimo para limpeza geral, mas se o borrifarmos um pouco em toda a cama, ele absorverá a umidade e os maus odores. Algumas horas depois de deixar agir, podemos removê-lo sem problemas.
Manchas amarelas: Como nosso corpo transpira durante o sono, é normal que essa sujeira permaneça em nossos colchões. Para removê-la, vamos fazer uma mistura de água quente e adicionar um ou dois comprimidos de aspirina (comprimidos para dor de cabeça). Esperamos dissolver e despejamos em um borrifador líquido, espalhando sobre as manchas. Após cerca de 30 minutos, limpamos delicadamente com um pano ou toalha.
Manchas de sangue: Vamos criar uma “pasta” com consistência semelhante à pasta de dente usual. Os ingredientes serão meia xícara de amido de milho, uma colher de sopa de sal e, muito importante, meia xícara de água oxigenada. Primeiro, umedecemos a mancha com água fria e depois aplicamos nossa pasta. Após cerca de 30 minutos, podemos retirar e limpar com um pedaço de pano ou toalha.
Manchas de urina: São muito comuns se tivermos animais de estimação com pouco treinamento ou talvez crianças pequenas em casa. Aqui, a solução que vamos criar é composta por um copo de água oxigenada, cerca de quatro gotas de detergente e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Colocaremos essa mistura em um borrifador líquido e borrifaremos no local onde estão as manchas. Quando começar a secar, os resíduos podem ser agitados suavemente ou aspirados.
Manchas de vômito: Ao limpar essas manchas, nosso objetivo é remover os odores que se tornam muito fortes. Com uma toalha de papel, limparemos a área da mancha com uma combinação de água e detergente, deixando-a agir por um tempo.
Uma dica extra: Nunca limpe o colchão com força ou esfregue com escovas de cerdas duras, pois você poderia impregnar ainda mais as manchas e sujeira, o que só complicaria nosso trabalho.