Unhas

Como remover com segurança as unhas de gel em casa?

Publicado por
Evelin Leone

Saiba que em apenas quatro passos você pode remover suas unhas de gel em casa e de forma segura, contamos tudo o que precisa de saber. Você está se perguntando como remover as unhas de gel em casa? Há algum tempo, essa tendência de unhas vem chamando a atenção pela elegância e estilo que traz para as mãos.

No entanto, assim como eles são colocados, depois de um tempo eles devem ser removidos. A desvantagem é que não é tão fácil quanto com uma manicure tradicional. Existem certos cuidados que devem ser levados em consideração para que removê-los não danifique a superfície das unhas. A seguir, contamos tudo sobre isso.

O que são unhas de gel?

As unhas de gel diferem da manicure comum nos produtos utilizados. Neste caso específico, é utilizado um polidor de gel que endurece com a ajuda de uma lâmpada de luz ultravioleta. Em vez disso, o esmalte tradicional é complementado apenas por uma camada protetora de brilho.

Embora este último tenha a função de aumentar a durabilidade dos produtos, depois de alguns dias começa a se deteriorar. Já o esmalte semipermanente usado nas unhas de gel pode durar até 15 dias.

Após esse tempo, o crescimento da unha começa a ser notado, o esmalte se deteriora e o brilho começa a desbotar. No caso das unhas postiças ou de acrílico, ocorre o mesmo e pequenos orifícios são produzidos entre elas e a cutícula, resultando em um aspecto bagunçado e desleixado.

Em qualquer caso, é possível intervir novamente para dar-lhes uma aparência estética. No entanto, remover esses produtos em casa não é fácil. Um removedor de esmalte comum não funcionará. Também não é adequado removê-los puxando ou limando excessivamente.

Como remover as unhas de gel em casa?

Claro, a primeira opção é ir a um salão de beleza para que um profissional faça o trabalho. Mas se por algum motivo isso não for possível, existe um método para fazer isso de forma segura e barata em casa.

Materiais necessários:

  • Lixa de unhas.
  • Acetona.
  • Algodão.
  • Papel alumínio.
  • Empurrador de cutícula.
  • Vaselina ou um creme hidratante.
  • Esmalte reparador de unhas.

Passo 1 – Lixe levemente as unhas

A primeira coisa que você deve fazer é lixar as unhas para criar uma superfície mais porosa e assim facilitar a penetração da acetona. A ideia é retirar o brilho e a maciez que o esmalte lhe confere.

Após retirar o pó, aplique a vaselina na região da pele, cuidando para que não entre em contato com a unha. Sua finalidade é fornecer uma camada de proteção à pele para neutralizar os efeitos adversos da acetona.

Passo 2 – Aplique a acetona

Depois de concluir a etapa anterior, suas unhas ficarão ásperas, opacas e com listras, o que é perfeito. No entanto, a cor do esmalte ainda está presente, pois o que você removeu é a camada protetora (top coat).

Em seguida, separe 10 pedacinhos de algodão e mergulhe-os em acetona. Cubra as pontas dos dedos com elas, como se formando um capuz. Se você quiser, pode comprar os adesivos que são usados ​​no salão de beleza, embora os de algodão funcionem perfeitamente.

O ideal é que o algodão grude bem na unha, então você deve cortar 10 retângulos pequenos de papel alumínio e colocar cada um nos dedos, fazendo uma leve pressão.

A variante profissional de algodão e alumínio são dedais de silicone especiais que são preenchidos com acetona. Você mergulha os dedos ali pelo tempo indicado e pronto.

Da mesma forma, existem pinças de manicure que substituem o alumínio porque são elas que seguram o algodão. Embora essas opções sejam mais simples, o par de algodão e alumínio lhe dará um excelente resultado.

Você deve deixar esses “capus” entre 15 e 30 minutos para facilitar muito a próxima etapa.

Passo 3 – Remova o alumínio e o algodão

Depois de remover todos os discos de algodão, você notará que o esmalte ainda está lá, apenas amolecido e deve sair praticamente sem ajuda. Não esfregue o algodão nas unhas como faria com um removedor de esmalte comum.

Se sobrar esmalte, sirva-se do empurrador de cutículas ou do palito de laranjeira para retirar os restos que possam estar presentes. Pressione cuidadosamente do leito ungueal até o final da unha.

É importante observar que as unhas são mais finas e muito sensíveis, por isso sugerimos muito cuidado ao usar o empurrador de cutículas.

Passo 4 – Recupere as unhas

Quando terminar de remover todos os restos de esmalte, lave as mãos com bastante água e sabão. Aplique um produto para iniciar a recuperação de suas unhas a partir desse momento. Proceda ao corte das unhas e lixe-as antes de hidratá-las.

É provável que o aspecto das unhas não seja o esperado, pelo que pode aplicar óleo de amêndoas, óleo de coco ou qualquer bálsamo hidratante. Depois de absorvido, escolha um polidor de cálcio e vitaminas para mantê-los hidratados. O brilho do esmalte reparador melhorará sua aparência. Após retirar as unhas de gel, é importante hidratar e usar um produto fortalecedor.

Como você pode ver, em apenas quatro passos você pode remover a manicure que fez no salão de beleza. Você precisará de pouquíssimos elementos —que não são nada caros— e em cerca de uma hora terá suas unhas novamente impecáveis. Você se atreve a tentar?