Os pés representam uma das áreas do corpo mais expostas ao cansaço, umidade, suor, excesso de peso, diferentes texturas do solo e falta de cuidado. Na verdade, esses últimos aspectos tendem a promover ressecamento e acúmulo de células mortas, que prejudicam a aparência e a sensação de conforto do mesmo. É hora de começar a cuidar dos pés e se livrar de todas as peles mortas ou texturas indesejadas que podem se acumular neles. Aprenda a tratar seus pés para remover as células mortas e melhorar sua aparência.
Antes de aplicar qualquer tratamento ou produto nos pés que apresentaremos a seguir, é necessário que você os mergulhe em água morna, com tendência a quente, por pelo menos 20 minutos. Esse passo inicial ajudará a enfraquecer a pele morta e facilitará sua remoção, o que evitará que você machuque os pés ao fazer movimentos bruscos.
A esfoliação é o passo mais importante e necessário para retirar a pele morta dos pés, pois é responsável por eliminar a barreira externa já desgastada e ressecada que costuma causar a textura áspera da região. Para fazer isso, existem três métodos que podem ajudá-lo a alcançá-lo, mas aconselhamos que você escolha apenas um para evitar o abuso excessivo da área.
Esfoliantes naturais ou de marca: são produtos responsáveis por promover o processo natural de renovação celular, através da eliminação das células mortas graças aos seus componentes. No supermercado e nas farmácias, há uma grande variedade de opções pensadas para cumprir essa função.
No entanto, se pretender um tratamento caseiro, aconselhamos que misture 2 colheres de açúcar com 4 colheres de mel. Aplique qualquer um dos dois tratamentos nos pés e logo após, massageie por 5 minutos de cada lado.
Pedra-pomes: é uma pedra vulcânica que entre as suas utilizações mais destacadas está a de eliminar as células mortas da pele e combater os calos nos pés. Você pode obter esta opção em diferentes lojas de estética e para usá-la, basta mergulhá-la em água morna e esfregá-la nos pés com suaves movimentos circulares por alguns minutos. Saiba como remover os calos nesta área.
Sal de Epsom: é um composto químico formado por sulfato e magnésio, que apresenta diversos benefícios para o cuidado dos pés, desde a esfoliação até o alívio de tensões, inchaços e dores.
Para usá-lo, mergulhe os pés por 10 minutos em água morna e em seguida, despeje uma xícara de sal para deixá-los descansar por 15 minutos. Após esse tempo, pegue o restante do produto que ficou aderido aos pés e esfregue-os.
Se, em vez de mergulhar os pés em água quente e esfoliá-los, você preferir outra opção, pode estar inclinado a usar o truque caseiro do vinagre branco. Este ingrediente é reconhecido por suas propriedades antibacterianas, aminoácidos e antioxidantes, que ajudam a melhorar a aparência da pele em diferentes áreas do corpo. No caso dos pés, o uso do vinagre branco ajudará a remover as células mortas e suavizar a textura da área.
Para usá-lo, basta colocar 4 copos de água fria junto com 1/2 de vinagre branco em um recipiente. Mergulhe-os na mistura por 10 minutos e em seguida, pegue uma toalha e esfregue-os com suaves massagens circulares enquanto começa a secá-los.
Depois de usar qualquer uma dessas duas opções, seja com água morna e esfoliante ou vinagre branco, é importante hidratar os pés. Após a remoção da camada externa com as células mortas, é necessário fornecer nutrientes à área que beneficiem o processo de limpeza. Por isso, depois de fazer os procedimentos anteriores, aconselhamos a aplicar óleo de coco nos pés e em seguida, cobri-los com meias. Deixe o produto agir durante a noite e no dia seguinte você notará a mudança tanto em sua aparência quanto em sua textura.
Se você não tiver óleo em casa, também pode aplicar um pouco de hidratante na área, mas sem usar meias. Na verdade, este produto se tornará seu novo grande aliado para evitar que seus pés fiquem secos e ásperos novamente. Use um creme todos os dias para mantê-los hidratados e saudáveis.
Agora que você já sabe como remover a pele morta dos pés e deixá-los bem macios, coloque as dicas em pratica e exiba lindos pés nesse verão.
Atenção! Embora estas dicas não cause reações colaterais, recomendamos que sempre que puder procure um podólogo para cuidar dos seus pés e se eles apresentam ressecamento e rachaduras em excesso vá ao dermatologista.