Quando você exclui uma foto, vídeo, música ou qualquer outro arquivo do seu PC ou laptop, seja ele Windows , Linux ou macOS, ele não é excluído permanentemente, mas vai para a lixeira, área do disco rígido que armazena suas coisas, antes de desaparecer completamente depois de um tempo.
Geralmente, a lixeira salva nossos arquivos por 30 dias; após esse período, eles são excluídos para sempre, o que significa que você não poderá recuperá-lo, pelo menos não de maneira fácil. Para conseguir isso, você terá que usar algumas ferramentas externas.
Conforme detalhado pelo Softzone, portal especializado em tecnologia, quando uma foto , vídeo ou qualquer outra coisa é deletada da lixeira, ela não é totalmente perdida, mas seu espaço de armazenamento é atribuído como disponível, aguardando que seja utilizado por outro arquivo.
Atualmente, a internet está cheia de programas de recuperação (alguns gratuitos e outros pagos) que prometem trazer de volta à vida aquela foto ou vídeo que você excluiu acidentalmente. Entre os softwares mais populares estão Stellar Data Recovery , Disk Drill Pro , DiskDigger , etc.
Vale ressaltar que usar esses aplicativos não significa que você vai recuperar aquele arquivo importante que você excluiu, pois muito dependerá do tempo que passou. Se você o excluiu recentemente, não haverá problema, mas se foi há muito tempo, há uma grande chance de que ele tenha sido perdido.
Para melhores resultados, os especialistas recomendam instalar o software de recuperação em um disco rígido diferente daquele com os dados a serem recuperados. Isso ocorre porque podemos substituir involuntariamente os dados que estamos tentando trazer de volta.
Por fim, deve-se notar que esses programas de recuperação não funcionam apenas no disco rígido, mas também em pen drives ou discos rígidos externos. Embora você deva ter em mente que esse processo levará tempo dependendo do tamanho da unidade de armazenamento.