Ter uma mudança de imagem muitas vezes é contraproducente para a saúde do nosso cabelo, pois durante a transformação, ele é submetido a tinturas, descoloração e altas temperaturas devido ao uso de secadores, pranchas ou babyliss. Por isso, é importante saber como recuperá-lo e, aqui, vamos ensinar alguns truques para isso.

É preciso lembrar que o cabelo humano é composto principalmente por uma proteína chamada queratina, que, apesar de ser muito resistente, tem seus limites. Quando submetemos nosso cabelo a altas temperaturas que excedem sua capacidade de resistência, a queratina começa a se decompor, causando a quebra das fibras capilares e deixando os cabelos quebradiços, ásperos e opacos.

Isso acontece principalmente com o uso de secadores, pranchas ou babyliss, que retiram a umidade natural do cabelo e o tornam mais propenso à quebra e ao ressecamento. No entanto, a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos afirma que existem dois tipos de queimaduras de cabelo:

  • Queimaduras térmicas: causadas principalmente pela aplicação direta de calor com ferros, pranchas, secadores de cabelo e papel alumínio.
  • Queimaduras químicas: este termo refere-se a quando produtos químicos como peróxido de hidrogênio e persulfatos são aplicados ao cabelo.
Como recuperar cabelos queimados pela chapinha, descoloração ou tinturas

Como recuperar cabelos queimados pela descoloração?

Ao realizar a descoloração, existe o risco de o cabelo ficar quebradiço e pode ser difícil de tratar, mas existem algumas dicas que podem ajudar a recuperá-lo:

  • Hidrate-o: cabelos queimados precisam de muita hidratação para recuperar sua umidade natural. Para isso, você pode usar shampoos e condicionadores hidratantes. Uma máscara nutritiva central pode ser adicionada por alguns minutos.
  • Evite mais calor: evite completamente secadores, pranchas e babyliss. Se não puder evitar, deve-se usar produtos para proteger o cabelo do calor e colocar a temperatura no mínimo possível.
  • Aplique tratamentos com proteínas: estas ajudam a repor a queratina do cabelo.
  • Use óleos naturais: ajudam a reparar e proteger os cabelos queimados, entre as opções para conseguir isso estão o óleo de coco, argan ou jojoba.
  • Dê um tempo: recuperar cabelos danificados por queimaduras não é fácil, então você deve ter calma, paciência e cuidado com isso.

Como lidar com cabelos queimados pelo calor?

Neste caso, podemos notá-lo quando o cabelo está seco. Pode ser reconhecido quando quebra facilmente, é difícil de desembaraçar e tem total falta de brilho. Para recuperar a hidratação, você deve evitar lavá-lo diariamente. Deve-se lembrar que toda vez que você lava com água e xampu, o filme lipídico que protege as fibras é removido.

Você também pode usar máscaras ou tratamentos caseiros para lidar com o problema do ressecamento. Ou, antes de usar o secador ou a chapinha, proteja o cabelo com um spray especial para ele, embora seja melhor secar ao ar livre. Produtos que contenham álcool devem ser evitados a todo custo.

Agora que você já sabe como  recuperar cabelos queimados pela chapinha, descoloração ou tinturas, comece o quanto antes a cuidar das suas madeixas.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto no cabelo consulte seu cabelereiro e seu dermatologista de confiança.