Como reconhecer se uma página da web é falsa ou real?

Confira as dicas e mantenha-se seguro

Como reconhecer se uma página da web é falsa ou real? Um dos tipos de golpes que os cibercriminosos mais usam para enganar os usuários é o uso de sites falsos . Em muitas ocasiões, eles tendem a se passar pela identidade de uma empresa ou marca reconhecida para obter informações dos internautas. Por esse motivo, muitas pessoas têm medo de fazer compras virtuais . Se você é um deles, então deve conhecer todas as dicas que vão te ajudar a diferenciar uma página real de uma clonada.

O que é um site falso e por que eles são criados?

Uma página falsa é uma cópia exata de um site de uma empresa ou marca conhecida, que além de ter um design muito parecido, tem até os mesmos anúncios que encontramos na versão original.

Essas páginas falsas são geradas para obter informações pessoais, senhas, cartões de crédito, números de telefone, e-mails, contas de redes sociais e também para apreender dinheiro de internautas, como já aconteceu com milhares de pessoas que compraram ingressos para shows de Coldplay, Bad Bunny e Daddy Yankee em um site falso da Teleticket.

Como reconhecer se uma página da web é falsa ou real?

Empresas de cibersegurança como ESET e Kapersky apontam que para reconhecer um site falso ou clonado, o usuário nunca deve se guiar pelo design da página, já que os cibercriminosos costumam fazer uma cópia exata do site original. Neste sentido, devemos ter em conta o seguinte:

  • Páginas falsas ou clonadas não possuem o cadeado verde ou cinza com seu certificado de segurança.
  • Na URL há letras faltantes ou extras: “ministerio.gob.pe” não é o mesmo que “minsterio.ios”
  • A gramática e o estilo de escrita do site falso costumam ser falhos.
  • Revise as informações do proprietário do site, pois por lei devem ser corretamente identificados.
  • Se um site usa HTTP e solicita que você insira credenciais de usuário ou detalhes de cartão de crédito, provavelmente é um site falso para fraude.

Como evitar cair em um site falso?

Existem diferentes tipos de páginas falsas , como sites de phishing, que apresentam cenários enganosos para obter informações pessoais; portanto, o alvo desses golpes são bancos e provedores de e-mail.

No entanto, os golpistas também costumam usar uma loja online falsa ou de baixa qualidade para obter os detalhes do cartão de crédito de suas vítimas e embolsar o dinheiro da compra falsa feita.

Nesse sentido, para não cair nesse tipo de golpe cibernético, você deve usar mecanismos de pesquisa com navegação segura. Lembre-se também de que os bancos nunca pedem dados pessoais por mensagem ou e-mail. Nunca entre no link que chegou ao seu e-mail sem antes se certificar de que realmente é o banco ou a marca que busca se comunicar com você.