O dinheiro de uma pessoa falecida, como sua propriedade, pertence aos herdeiros. Quais são as documentações que qualquer pessoa que seja o herdeiro de um falecido deverá apresentar para reclamar essa grana.
Para aceder à conta e poder utilizar o dinheiro nela contido, os herdeiros têm de seguir uma série de passos:
1- Descubra qual é o banco do falecido. Em primeiro lugar, é necessário saber em qual entidade o falecido tinha a conta.
2-Prove ao banco que é herdeiro. Uma vez que se saiba onde o falecido tem a conta, a condição de herdeiros deve ser justificada perante o banco. Isso permitirá obter a certidão das posições do falecido na data do falecimento, documento com o qual o Imposto Sucessório pode ser liquidado perante o órgão arrecadador da comunidade autônoma correspondente.
A documentação que deve ser apresentada ao banco para comprovar que é herdeiro é a seguinte:
No caso de herdeiros únicos não precisa de inventário. Tudo se resolve com uma Carta de Adjudicação, documento em que o herdeiro único lista os bens a serem transferidos e apresenta ao cartório ou juiz. Ou, então, se a pessoa falecida possuía apenas dinheiro em conta bancária ou um único bem móvel (um carro, por exemplo), aí é o caso de um alvará judicial para resgatar os valores e só.