WhatsApp

Como proteger sua conta do WhatsApp contra golpes e fraudes?

Publicado por
Jerffeson Brandao

Como proteger sua conta do WhatsApp contra golpes e fraudes? O WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Ocidente, enfrenta os problemas de roubo de identidade e circulação de informações falsas por contas enganosas com diferentes medidas e ações.

A seguir, a argentina Paloma Szerman, gerente de políticas públicas do WhatsApp na América Latina, compartilha recomendações para proteção de dados no perfil e prevenção de golpes e roubo de identidade.

O que o WhatsApp recomenda a seus usuários para proteger os dados de suas contas?

  • O mais importante é que o WhatsApp possui criptografia de ponta a ponta, o que significa que nenhuma pessoa fora da conversa, nem mesmo o WhatsApp, pode acessar as mensagens trocadas naquele chat, ligação ou videochamada, então com isso podemos garantir que as informações de nossos usuários estão disponíveis apenas para as pessoas que participam da conversa.
  • No WhatsApp, sempre quisemos garantir que os usuários estejam no controle de suas contas e que saibam o que está acontecendo com suas mensagens.
  • Se não quiser receber mensagens de uma determinada pessoa ou empresa, você pode bloqueá-las diretamente do chat ou removê-las da sua lista de contatos. Queremos garantir que você entenda como suas mensagens são tratadas e tenha as opções necessárias para tomar as decisões que melhor atendem às suas necessidades.
  • Por outro lado, se o que queremos evitar é que nossa conta caia em mãos de terceiros ou usurpe nossa identidade, é necessário ativar todas as camadas de segurança que estão disponíveis no aplicativo e dar especial ênfase à ativação do verificação em duas etapas que detalharei na próxima pergunta.

O usuário tem diferentes controles no WhatsApp para evitar problemas.

Como os usuários do WhatsApp podem se prevenir de golpes e roubo?

Sem dúvida, temos várias configurações de segurança que nossos usuários podem optar por ativar para tornar seu WhatsApp mais seguro, como:

Não compartilhe o código de ativação

Quando registramos a conta pela primeira vez em um dispositivo, o WhatsApp envia um código de ativação via SMS, esse código não deve ser compartilhado com ninguém, nem mesmo com amigos ou familiares.

É importante mencionar que esse código também pode ser recebido por meio de uma ligação telefônica automatizada, o que me leva à próxima recomendação.

Mantenha o correio de voz atualizado

Nossa recomendação é que as pessoas atualizem o código (PIN) para acessar o correio de voz, através da operadora de telefonia que contrataram, para ter maior segurança, ou, caso não o utilizem, desativem este serviço.

Isso porque, se a chamada de ativação automática não for atendida, o código de ativação pode acabar na caixa de correio de voz e, se não tiver segurança adequada, as informações armazenadas aqui podem ficar vulneráveis.

Ativar verificação em duas etapas

Este é um recurso opcional que adiciona segurança à sua conta do WhatsApp. Quando esse recurso é ativado, o usuário cria e confirma um PIN exclusivo que é necessário para acessar sua conta.

O PIN de verificação em duas etapas é diferente do código de registro de 6 dígitos que você recebe por SMS; Este é um código pessoal escolhido pelo usuário. Para ativá-lo, você precisa ir para Configurações> Conta> Verificação em duas etapas.

Proteja sua identidade no WhatsApp

Os usuários podem tornar sua foto visível apenas para seus contatos (você pode até optar por não mostrá-la a ninguém). Esta mesma opção de configuração está disponível para outros detalhes de sua conta (status, informações). Para ativá-lo, você precisa ir para Configurações> Conta> Privacidade.

Fique atento a solicitações inusitadas

Se um familiar ou amigo fizer uma solicitação inusitada no WhatsApp, é uma boa ideia ligar para a pessoa, seja por voz ou vídeo, para confirmar sua identidade.