Como pegar celular e chips com 20GB de internet pelo Cadastro Único? O que fazer par ser comtemplado?
Integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único estão sendo contemplados com celular e chips com internet móvel com um pacote de 20GB em todo o país. As entregas fazem parte do programa Internet Brasil.
O programa Internet Brasil nasceu de uma lei que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a Lei, o programa Internet Brasil será executado gradativamente em todo o Brasil.
Incialmente, o governo federal autorizou a entrega de 700 mil chips com pacotes de 20Gbs de internet. Na última semana, mais 6 mil chips foram entregues para alunos de 15 escolas da rede pública de ensino básico.
Em nota, o governo informou que neste primeiro momento está prevista a entrega de até 700 mil chips com pacotes de 20Gbs. Essas entregas já começaram a ser feitas. Os chips com internet gratuita podem ser usados dentro e foras das escolas e o pacote de dados de 20 gigabytes (Gb) será renovado automaticamente todo mês.
Os chips neutros são similares aos tradicionais, mas com a tecnologia e-SIM Card. Dessa forma, garante a ativação ou desativação a partir da central de comando, permitindo a mudança remota de operadora em caso de necessidade. Essa operação remota, de acordo com a Rede, cumpre com todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Portanto, o acompanhamento de cada chip não é feito de maneira individualizada, garantindo, assim, a privacidade das atividades online dos alunos e suas famílias.
O objetivo do novo beneficio é garantir o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos de famílias inscritas no Cadastro Único. Portanto, somente estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) poderão pegar o chip, assim como o aparelho.
Para se inscrever no Cadastro Único, os beneficiários devem procurar os pontos de atendimento localizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) na prefeitura de sua cidade. Se você já é cadastrado é importante fazer a atualização cadastral. Será fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade de sua família e assim possa conquistar os benefícios sociais previsto no programa.
– Certidão de nascimento/casamento;
– Carteira de identidade;
– CPF;
– Carteira de trabalho;
– Título de eleitor;
– Último contracheque (para quem tem carteira assinada);
– Declaração escolar de crianças entre 6 e 17 anos com data inferior a três meses;
– Comprovante de residência (talão de água ou luz) com data inferior a três meses.
O projeto é executado em parceria com as escolas e prefeituras de todo o país. Portanto, verifique junto a sua unidade escolar se sua escola já está comtemplada ou se tem previsão de quando o programa Internet Brasil será executado em sua unidade.
Segundo o Ministério da Cidadania, caberá às escolas cujos alunos serão beneficiados pelo programa receber e distribuir os chips do Internet Brasil, registrar a distribuição e guardar os chips que, por qualquer razão, não foram entregues.
O Governo Federal, responsável pelos programas, também tem canais de atendimento para tirar dúvidas. Portanto você pode ligar para o Telefone: 111 (atendimento 24 horas, sete dias por semana).