As propriedades do óleo de coco são muitas e é por isso que mais e mais pessoas o estão incorporando em sua dieta diária. Mas muitos nutricionistas recebem repetidamente a mesma pergunta: como o óleo de coco é usado na culinária? A nutricionista Eugenia Briz, que compartilha seus conselhos e dicas em sua conta do IG @nutricionintegral_eb, explica todas as chaves para aprender a usá-lo.
“O ponto de fusão do óleo de coco é de 182°C, então pode ser usado sem nenhum problema. Por ser uma gordura saturada, é mais estável que alguns óleos vegetais insaturados, como o óleo de girassol, por exemplo”, explica a graduada em nutrição.
Em relação à quantidade ingerida, o especialista garante que depende de cada pessoa e do objetivo. Mas, em média, você pode estabelecer cerca de 30 a 40 ml por dia. O que pode ser cozido com óleo de coco? “Com o óleo de coco podemos cozinhar todos os tipos de vegetais, também podemos adicioná-lo (uma ou duas colheres de chá) ao café da manhã”, diz Briz.
Essa prática de adicionar uma colher de chá de óleo de coco ao café tem muitos benefícios. “Incorporar o óleo de coco ao café pode ajudar a regular o açúcar no sangue, melhorar a digestão, fornecer mais energia ao organismo acelerando seu metabolismo, embora não seja uma fórmula que deva ser considerada como tratamento, sem consulta médica”, alerta a nutricionista.
Há muitos benefícios de adicionar óleo de coco à sua dieta diária. A nutricionista Eugenia Briz lista suas principais contribuições: