Como o aumento da gasolina afeta os trabalhadores?

A inflação começa a sentir seus efeitos no Brasil, razão pela qual especialistas indicam que os produtos vindos dos Estados Unidos aumentarão de preço.

Se você é trabalhador, já deve ter percebido que a inflação já está presente, pois se você for ao supermercado, pagar serviços, ir a um restaurante ou quiser colocar gasolina no carro, perceberá que os preços aumentaram consideravelmente.

Os cidadãos que moram Brasil notaram o aumento da gasolina, que em vários postos está em R$ 7,50 e R$ 8 reais  por litro.

Especialistas anunciaram que a inflação nos Estados Unidos acelerou em fevereiro para seu nível mais alto em quatro décadas, impulsionada pelo aumento dos preços da
energia, devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, então se você achava que esse fato não afetaria o país, não é assim.

O jornal El Financiero, anunciou que o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou que a inflação anual foi de 7,9%, a mais alta desde janeiro de 1982, e o núcleo do índice subiu 6,4%. Na comparação mensal, a inflação foi de 0,8%, a maior desde outubro do ano passado; Também foi anunciado que os preços da gasolina deverão subir 38,0%, os carros usados terão um aumento de 41,2%, o gás 23,8% e as tarifas de eletricidade 9,0%.

Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que “um grande contribuinte para a inflação deste mês foi o aumento dos preços do gás e da energia, pois os mercados reagiram às ações agressivas de Putin; Como eu disse desde o início, haverá custos internos quando impusermos sanções incapacitantes em resposta à guerra provocada por Putin, mas os americanos podem saber disso: os custos que estamos impondo a Putin e seus cúmplices são muito mais devastadores do que os custos enfrentamos.”

Então o que acontece no nível global tem um impacto no nível local, então o Brasil não ficará livre da inflação, já que as importações devem aumentar seus custos, o que
impactará o consumidor final, porque os produtos vindos dos Estados Unidos ser superior ao normal.

Como a inflação não pode ser controlada, é melhor que, como trabalhador, você planeje suas despesas e evite pagamentos desnecessários, pois a partir do que pode ser analisado, os custos dos produtos e serviços aumentarão.