Como medir a velocidade da internet e saber se corresponde ao que você paga

Não é necessário baixar programas estranhos para fazer essa medição

Se você acabou de contratar um serviço de internet para sua casa e percebe que a velocidade de navegação está muito baixa, é muito provável que, por algum motivo, tenham colocado você menos do que corresponde ao que você paga. Felizmente, existe uma maneira muito simples de verificar essa informação.

Como medir a velocidade da internet e saber se corresponde ao que você paga

Conforme detalhado pelo Xataka, para verificar esses dados você pode usar qualquer dispositivo que esteja conectado ao seu roteador, seja através de um cabo ethernet ou via Wi-Fi. Além disso, lembre-se de que não é necessário instalar softwares estranhos em seu celular ou computador.

De acordo com a publicação, antes de medir a velocidade da sua internet, é necessário que os usuários não estejam realizando nenhuma atividade que possa consumir a largura de banda. Por exemplo, baixe um filme, música, entre outros tipos de arquivos.

Por esse motivo, os especialistas recomendam que você reinicie seu PC de mesa ou laptop antes de iniciar este procedimento. Depois de ligar o computador, você deve visitar uma das páginas da Web que executam esse tipo de medição.

Existem vários sites como  Ookla , TestVelocidad.eu , Test-velocidad.com ou SpeedTest  , embora alguns operadores também permitam que seus clientes façam a medição. Lembre-se de que você não saberá apenas sua velocidade de download, mas também outros dados, como velocidade de upload, PING e endereço IP.

Isso seria tudo. Agora só falta você comparar os dados que a ferramenta te mostrou com a velocidade que seu provedor de internet deve te dar. Se o valor for muito inferior ao que você paga, você pode ligar para a empresa para fazer uma reclamação e aumentar.