Todo mundo perde cabelo ao lavar no banho, mas o que não pode acontecer é deixar os cabelos se acumularem e acabar causando entupimento do ralo. Quando os cabelos ficam presos próximos ao ralo, o processo de remoção é mais fácil. No entanto, às vezes eles ficam presos no caminho de saída para o esgoto, onde você não alcança, e isso pode afetar a eficiência de outros ralos da casa.
Então, quais são os métodos mais eficazes para deixar o encanamento livre novamente? Vamos ver 5 dicas simples e eficazes para resolver esse problema.
Se você conseguir enxergar os tufos de cabelo presos dentro do ralo, é uma boa notícia. Isso significa que basta retirar a tampa do ralo, colocar uma luva e tirar os fios por completo (e até outros objetos sólidos), o máximo que puder. Depois, ligue o chuveiro para testar se a água irá correr normalmente. Se sim, problema resolvido.
Mesmo sem conseguir ver os tufos de cabelo, pode ser que eles ainda estejam mais perto da saída do ralo e seja possível remover com um arame. Depois que toda a água escoar do ralo e o cano estiver mais seco, retire a tampa do ralo e use uma lanterna para confirmar se consegue ver cabelos presos. Use um pedaço de arame, fazendo um gancho na ponta, para ajudar a puxar o cabelo preso. Se conseguir, abra o chuveiro para conferir se o problema foi resolvido.
Se a água do ralo não desce de jeito nenhum, mesmo depois de algum tempo sem abrir o chuveiro, pode haver outro problema, além do entupimento por cabelos. Use um desentupidor, um balde cheio de água ou uma mangueira para fazer pressão. Cuidado com os pés, pois poderá voltar muita sujeira. Se, mesmo com a pressão ou o desentupidor, o problema persistir, vá para a próxima dica.
Antes de partir para os produtos mais fortes, experimente usar uma solução com bicarbonato de sódio. Depois que a água secar do encanamento, coloque ¾ de xícara de bicarbonato no ralo. Em seguida, adicione mais ½ xícara de vinagre destilado. Tampe o ralo com uma rolha de borracha para que os produtos entrem em ação e deixe agir por meia hora. Depois, ferva uma chaleira de água (cerca de 4 xícaras), tire a rolha do ralo e jogue a água de uma só vez. Isso deverá ajudar a amolecer o material e permitir que ele saia pelo cano.
Muito cuidado ao manusear produtos fortes para desentupir ralos. Não aproxime demais do rosto e sempre use luvas. Utilize soda cáustica ou Diabo Verde, seguindo as instruções da embalagem. Ao final, pode ser necessário usar o desentupidor mais uma vez.