Como limpar lustres de forma rápida e fácil | Os lustres são acessórios de decoração essenciais, pois permitem iluminar o ambiente e ao mesmo tempo decorá-lo. Muitas vezes, por não tê-los em mãos, tendemos a negligenciá-los, mas são verdadeiros receptáculos de poeira e sujeira. Neste artigo, mostraremos alguns remédios para limpar lustres e lâmpadas da maneira correta.
Quando falamos em iluminação, praticamente abrimos um mundo. Há uma infinidade de luminárias, desde lustres até luminárias de mesa e luminárias de parede. A única coisa que têm em comum é a forma como proceder à limpeza. O principal a fazer é sempre desligar a energia, para evitar transtornos desagradáveis.
Quando estiver seguro, retire as lâmpadas e peças móveis, como pingentes ou prismas, e coloque-as em uma bacia com uma solução de água quente e algumas colheres de vinagre branco. Esta solução ajuda a desengordurar e desinfetar as peças enquanto você cuida do resto do lustre.
Em seguida, prossiga para a limpeza do corpo principal do lustre. Encha um balde ou bacia com água quente e adicione um copo de vinagre branco ou álcool isopropílico. Esses agentes naturais ajudam a dissolver a sujeira e a poeira, ao mesmo tempo que atuam como desinfetantes. Com a ajuda de um pano de microfibra ou de uma esponja macia, embebida na solução, limpe delicadamente cada parte do lustre.
Depois de limpar todas as partes acessíveis do lustre, prossiga para a limpeza da corrente e do cabo. Você pode usar os mesmos ingredientes usados para limpar o lustre, esfregando-os com um pano de microfibra. Por fim, basta juntar todas as partes do lustre, recolocar as lâmpadas, acender a luz e admirar o esplendor.
Lembre-se de que, para manter a funcionalidade e a beleza dos lustres, é necessário limpá-los pelo menos uma vez por semana.