Como limpar e desinfetar seu celular sem danificá-lo

Criamos um guia das etapas que você deve seguir para poder limpar seu telefone com segurança

Manter o celular limpo é atualmente uma prioridade considerando que ainda estamos passando por uma pandemia como covid. Nesse contexto, é essencial que esses equipamentos sejam mantidos limpos e desinfetados para evitar a propagação do vírus.

No entanto, apesar da importância disso, muitas pessoas não sabem como podem limpar seus dispositivos, por medo de serem capazes de danificá-los usando algum tipo de produto ou substância que possa afetar seu funcionamento.

Esse medo é perfeitamente compreensível porque certamente existem compostos que além da limpeza podem gerar danos irreparáveis aos telefones. Um exemplo disso são os limpadores de janelas que, devido ao seu efeito corrosivo, eliminam a tampa oleofóbica que cobre a tela do equipamento. Esta camada foi projetada para repelir óleos e evitar que impressões digitais sejam marcadas profundamente na tela.

Levando isso em conta, criamos um guia das etapas que você deve seguir para poder limpar seu telefone com segurança:

1. Toalhas molhadas

Lenços umedecidos impregnados com álcool isopropílico podem ser um mecanismo altamente funcional ao limpar a tela e a parte de trás de um telefone. Isso permite não apenas eliminar qualquer tipo de resíduo que possa ser anexado ao dispositivo, mas também prevenir corrosão que poderia ser gerada pelo uso de algum tipo de limpador industrial.

É aconselhável usar um atomizador ou spray ao impregnar o lenço, pois isso permitirá que ele não fique muito molhado e pode ser contraproducente para usar.

Também é necessário levar em conta que a toalha que vai ser usada não deve deixar nenhum tipo de resíduo, como fiapos, já que estes podem acabar ficando presos nas portas de entrada do telefone.

2. Arma de ar comprimido

Um dos problemas com os celulares é que suas entradas de áudio e carregamento geralmente acumulam resíduos que, a longo prazo, podem começar a gerar problemas operacionais. É por isso que é aconselhável usar uma pistola de ar comprimido para se livrar de qualquer tipo de lixo que possa ter se acumulado nas entradas do telefone.

3. Limpar a capa de proteção do celular

Outro elemento que também deve ser limpo junto com o telefone é a sua capa protetora, pois é extremamente comum que estes tendem a ficar sujos em um ritmo muito mais rápido do que o próprio equipamento.

A razão para isso é que, de um modo geral, esta peça acaba entrando em contato direto com as superfícies onde o telefone pode ficar sujo.

Neste caso, o processo de limpeza pode ser feito com uma esponja e um pouco de água e sabão, já que isso é muito mais fácil de limpar do que um telefone.